Robinho, Nardoni e Cravinhos: conheça o presídio dos famosos em Tremembé

O ex-atacante da Seleção Brasileira, Robson de Souza, conhecido como Robinho, foi preso pela Polícia Federal em Santos, nesta quinta-feira (21). Ele foi condenado por um caso de estupro coletivo em 2013, em Milão, na Itália, e deve cumprir pena no Brasil de 9 anos.

Robinho foi preso nesta quinta-feira (21)- Foto: Divulgação/Santos/ND

Na madrugada desta sexta-feira (22), Robinho, de 40 anos, foi transferido para a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, conhecida como Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo.

Além de Robinho, que já tinha a pena proferida pela justiça italiana em 2017, estão na mesma penitenciária presos famosos como Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves.

Como é a prisão de Tremembé?

A Penitenciária 2 de Tremembé, como também é conhecida, fica numa região isolada do município que leva o mesmo nome. Com muita vegetação ao redor, o espaço é um local com campos de futebol, biblioteca, salão de jogos, igreja ecumênica e uma horta. As visitas no local podem acontecer aos sábados e domingos e as refeições são feitas dentro do presídio.

O presídio é conhecido por abrigar presos famosos e tem capacidade para 584 pessoas, abrigando atualmente 434.

Além dos dois pavilhões para internos de regime fechado, há um pavilhão para quem cumpre pena em regime semiaberto.

Prisão onde está Robinho, Cravinhos e Nardoni

P2 de Tremembé possui programas específicos de reintegração – Foto: Nelson Almeida/AFP/ND

Dentro da prisão, os presos também têm oportunidades de trabalho, uma vez que a Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel) fica dentro do espaço.

Nas oficinas da fundação, os internos podem fazer cursos de capacitação e qualificação profissional para trabalhar em empresas e governos municipais.

No P2, há ainda fábricas de carteiras e cadeiras escolares, desinfetantes de vasos sanitários, fechaduras de portas, entre outros.

Os internos que realizam as oficinas da Funap, por exemplo, podem ter remição da pena pelo trabalho. A cada três dias trabalhados, há redução de um dia de pena, desde que autorizado pela justiça.

Na biblioteca, há ainda 7,5 mil livros disponíveis para os internos.

Robinho é preso após decisão do STF

A prisão de Robinho ocorreu horas depois de a presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Maria Thereza de Assis Moura, assinar um comunicado para a Justiça Federal cumprir a prisão de forma imediata e um dia depois de o STJ decidir que Robinho deve ficar preso no Brasil.

Nesta quinta-feira, o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou habeas corpus ao ex-jogador. Ainda não há informações sobre o presídio para onde Robinho foi levado.

Robinho foi preso pela Polícia na noite desta quinta-feira

Decisão fez Polícia Federal prender ex-jogador – Foto: Douglas Magno/AFP/Reprodução/ND

O STJ não julgou novamente as acusações contra o Robinho – avaliando fatos e provas -, o que já havia sido feito na Itália, apenas se manifestou se ele poderia ser preso e cumprir a pena imposta no Brasil.

O ex-jogador foi condenado em última instância, na Itália, em 2020. Porém, Robinho deixou o país e veio para o Brasil. Ele está em liberdade, pois não há extradição de cidadãos brasileiros para outros países.

Relembro o caso Robinho

O crime ocorreu em Milão, na Itália, na boate Sio Cafe no dia 22 de janeiro de 2013. O ex-jogador e outros cinco brasileiros foram denunciados por participar do estupro coletivo contra uma mulher albanesa, de 23 anos, no local.

Contudo, apenas o ex-jogador da Seleção Brasileira e Ricardo Falco foram levados a julgamento.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.