Fornecedores de Carne Brasileiros Interrompem Entregas para Varejistas Locais do Carrefour, Diz Mídia

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

SOPA Images/Getty Images

Carrefour

Segundo a rede de supermercados, não houve interrupção de fornecimento de carne sul-americana. Foto: SOPA Images/Getty Images

Frigoríficos brasileiros teriam parado de fornecer carne ao grupo Carrefour no Brasil depois que o presidente-executivo global do varejista prometeu manter a carne sul-americana fora das prateleiras da França em solidariedade aos fazendeiros franceses, de acordo com relatos da mídia brasileira que citaram fontes anônimas da indústria.

Uma das reportagens diz que a interrupção no fornecimento de carne já afetou 150 lojas da varejista no Brasil, citando JBS e Marfrig entre as empresas que supostamente interromperam as entregas.

Leia também

café
Forbes Agro

USDA reduz safra de café do Brasil em 2024/25 em 3,5 milhões de sacas

JBS/Bruno Franco
Forbes Agro

JBS Planeja Investir Us$ 2,5 Bilhões na Nigéria

Zen Rial_Getty
Forbes Agro

Moinhos de Farinha Enfrentam Problemas com Produtores de Trigo Controlando Estoques

Procurado, o Carrefour classificou a alegação de desabastecimento das matérias como “improcedente”.

O varejista francês disse à Reuters neste domingo que o fornecimento de carne está normal em suas lojas locais, negando qualquer escassez e chamando as reportagens de “desinformação”.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa grandes processadores brasileiros de carne suína e de frango, não fez comentários imediatos.

JBS e Marfrig não quiseram comentar.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) não confirmou a interrupção do fornecimento e reiterou declaração feita na semana passada na qual chamou o plano do Carrefour de proibir a carne sul-americana de “contraditório”.

Abiec disse que o Carrefour Brasil opera 1.200 lojas no país que vendem principalmente carne bovina nacional.

O governo brasileiro também criticou o plano do Carrefour de proibir a carne sul-americana. O Ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Favaro, chamou a promessa de parte de uma “ação orquestrada” por empresas francesas para sabotar o pacto comercial entre a União Europeia e as nações do Mercosul.

Em uma publicação nas redes sociais dirigida aos líderes dos lobbies agrícolas da França, o presidente-executivo do Carrefour, Alexandre Bompard, disse que o acordo UE-Mercosul apresentava o “risco de a produção de carne se espalhar para o mercado francês (e) não atender aos seus requisitos e padrões”.

“Ao adotar um discurso protecionista em defesa dos produtores franceses, o Carrefour fragiliza seu próprio negócio e expõe o mercado europeu a riscos de abastecimento”, disse a Abiec em reação à publicação de Bompard.

Escolhas do editor

Foto ilustrativa do novo recurso de transcrição de áudio do WhatsApp
Escolhas do editor

Transcrição de Áudio: Veja Como Ativar a Novidade do WhatsApp

Getty Images
Escolhas do editor

Os 12 Melhores Países Para Mulheres Viverem ou Visitarem

Canva Images
Escolhas do editor

Como se Proteger dos Golpes Mais Perigosos da Black Friday

O post Fornecedores de Carne Brasileiros Interrompem Entregas para Varejistas Locais do Carrefour, Diz Mídia apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.