Qual o plano de gestão de crise na sua empresa?

Essa pergunta fizemos durante a realização de um painel, recentemente realizado em Santa Catarina, que abordou o tema com representantes de várias empresas da região norte. O silêncio na resposta deu um tom de preocupação.

Segundo pesquisa feita pelo Monitor Mercantil, quase 40% dos administradores e executivos de empresas reconheceram que não estavam preparados para lidar com um cenário adverso, como em momentos de crise.

Em menos de 45 dias acaba o ano, e pasmem, algumas organizações ainda não planejaram essa pauta para 2025.

A gestão de crise – cedo ou tarde – poderá fazer parte da história de qualquer CNPJ. Ninguém está livre. Mas caso o seu time ainda não tenha pensado nisso, seguem dicas importantes e valiosas que destacamos no encontro realizado em Joinville.

1 – Faça uma análise detalhada dos riscos específicos que o seu negócio pode enfrentar, como crises de reputação, problemas financeiros, falhas operacionais ou até desastres naturais;

2 – Crie uma equipe de gestão de crise com tarefas de responsabilidades claras, incluindo líderes e alguém preparado para cuidar da comunicação. Quem são os membros? Qual será a estratégia que ficará visível a todos e de forma detalhada? Quais canais serão usados para o comunicado?

3 – Defina um protocolo de resposta, com regras sobre como responder para cada público, como clientes, fornecedores e colaboradores;

4 – Um bom plano de comunicação fará toda a diferença, para comunicar-se de forma transparente através de um porta-voz. Lembre-se o porta-voz nem sempre será o dono da companhia;

5 – Treine a sua equipe, com simulações, para garantir que todos saibam como agir em uma situação real. Não fuja da imprensa, pois isso pode agravar a crise. Tenha agilidade e foco na resolução da situação, mesmo diante de perguntas difíceis.

Como repórter e cobrindo por muitos anos matérias policiais pude presenciar o desespero de quem não sabia o que fazer quando via a sede da empresa cercada por jornalistas, clientes e fornecedores ávidos por informações para saber o que estava acontecendo naquele momento. E hoje, com as redes sociais, a avalanche do digital é ainda mais desafiador.

Inicie o novo ano com esta temática na reunião de planejamento, fazendo simulações para que, em caso real, o processo de gestão de crise tenha um desfecho conforme o resultado esperado por todos na sua organização.

O post Qual o plano de gestão de crise na sua empresa? apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.