Por Dentro dos Incríveis Hotéis-Vinícola de Richard Branson na África do Sul

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Divulgação

Divulgação

Propriedades da Virgin Limited Edition, de Sir Richard Branson, na África do Sul

Viajar para a África do Sul é sempre uma boa ideia. Além de estar relativamente perto do Brasil (o voo direto de São Paulo à Cidade do Cabo leva 7h20), o país oferece atrações para todos os gostos – desde um safári em família até dias de “dolce far niente” na região das vinícolas sul-africanas, uma das mais charmosas do planeta.

Essa jornada foi minha segunda vez por lá. Já havia feito o mesmo roteiro em 2017. Na ocasião, confesso que voltei encantada, tanto com as paisagens de tirar o fôlego quanto com a hospitalidade do gentil e bem-humorado povo sul-africano. Meu retorno a esse destino tão especial superou as expectativas, que já eram altas: tive a oportunidade de conhecer as propriedades da Virgin Limited Edition, do empresário britânico Sir Richard Branson.

Leia também

ForbesLife

P (oint) O (f) V (iew): o melhor do life&style por Sofia Patsch #5

Divulgação
Colunas

A Inteligência Artificial Também Vai Mudar o Rumo da Perfumaria Internacional

Colunas

Embaixadora dos EUA Conta Bastidores da Exposição “Ancestral: Afro-américas – Estados Unidos e Brasil”

A primeira parada aconteceu em Mont Rochelle, hotel que está localizado em meio às deslumbrantes paisagens vinícolas de Franschhoek, a menos de uma hora da Cidade do Cabo. Com suas raízes fincadas na tradição vinícola, a propriedade de 26 quartos tem localização privilegiada, arquitetura histórica e é um convite irresistível a uma jornada sensorial.

Os hóspedes são recebidos em um ambiente que exala charme, onde podem se entregar ao prazer de degustar rótulos premiados, mergulhar nas águas cristalinas da piscina ao ar livre ou se deliciar com a alta gastronomia local.

Divulgação

Divulgação

Foto do ambiente do Miko, um dos restaurantes de Mont Rochelle, em Franschhoek

Com quartos meticulosamente decorados, incluindo suítes espaçosas e a exclusiva Manor House, os visitantes encontram o equilíbrio perfeito entre conforto e sofisticação. Cada detalhe é planejado para proporcionar uma estadia memorável, desde as vistas panorâmicas dos vales e montanhas até os toques de luxo que garantem uma experiência impecável.

O edifício da adega remonta à década de 1850, quando era utilizado como galpão de embalagem de frutas pelos primeiros proprietários. Tombado como patrimônio nacional, nenhuma alteração estrutural aconteceu. Foi necessário um certo grau de criatividade para convertê-lo em adega, resultando na disposição horizontal dos tanques de aço inoxidável.

Esses tanques auxiliam na produção de vinhos brancos; já os barris de madeira são preferidos para a fabricação dos tintos. A capacidade de processamento é de cerca de 150 toneladas de uvas por safra. Para os amantes da boa mesa, assim como eu, o hotel oferece uma variedade de opções gastronômicas que trazem à mesa o que existe de melhor na região. Dos jantares refinados no restaurante Miko aos piqueniques descontraídos e regados a bons vinhos nos exuberantes jardins, cada refeição é uma celebração da culinária sul-africana e da rica tradição vinícola de Franschhoek.

Divulgação

Divulgação

Um dos pratos servidos no local, um peixe temperado com ervas frescas colhidas na horta da propriedade acompanhado de um ótimo rosé

Os extensos terrenos incentivam passeios a pé ou de bicicleta. Uma vez dentro da propriedade, o bem-estar está garantido pelo design assinado pelo estúdio Hotcocoa, com sede na Cidade do Cabo. Com uma abordagem criativa, ele usa elementos “fun”, como esculturas de ovelhas com miçangas feitas à mão por artesãos locais e enfeites coloridos de buldogue francês – elementos que mesclam charme e humor à atmosfera do lugar.

Na Ala Vinhedo, a decoração leve e arejada é complementada por estofados arrojados e fotografias de flores locais, com destaque à exuberante Protea, minha flor preferida, tão abundante na África do Sul – e tão rara no Brasil.

A Manor House é um espetáculo à parte. Pensada para receber uma família ou grupo de amigos, foi construída em meados de 1800 como a casa do proprietário da vinícola. Em 2016, passou por uma reforma orquestrada pela equipe da Virgin Limited Edition, deixando o local aconchegante e com um luxo discreto.

Seguindo as tendências sustentáveis das empresas, o hotel de Sir Richard Branson também tem um programa de responsabilidade social e ambiental. O local é um exemplo de como o turismo pode ser uma força para o bem. A culinária premiada de Mont Rochelle está comprometida, por exemplo, com a gestão responsável da cadeia de fornecimento, com políticas de comércio justo, relações éticas com os funcionários, bem como com a comunidade local e, claro, com o meio ambiente. Os vegetais são de agricultores do entorno do hotel, assim como os peixes e mariscos. O jardim de ervas da propriedade fornece salsa, tomilho e alecrim. Azeitonas e frutas (incluindo figos, maçãs silvestres, romã e kumquat) também são colhidas de árvores próximas.

A propriedade eliminou as garrafas plásticas: serve água filtrada em garrafas de vidro. Já suas vinícolas e vinhedos são membros certificados do IPW Scheme, projeto que garante que os produtores de vinho sul-africanos trabalham com o meio ambiente de forma sustentável. Outro orgulho em relação à produção de vinho é o fato de a vinícola estar entre os membros credenciados da EnviroWines. Isso significa que tanto a adega quanto as vinhas receberam distinções pelas auditorias IPW desde 2017.

Vinhos Premiados

Divulgação
Divulgação
Divulgação

A linha de vinhos premium Mont Rochelle é um deleite para os amantes da bebida, oferecendo desde um Sauvignon Blanc refrescante até um Syrah encorpado. O Mont Rochelle Syrah 2019 segue uma vinificação tradicional do “Velho Mundo”, revelando notas de especiarias, ervas, pimenta e frutas pretas. No paladar, exibe frutas vermelhas suculentas e especiarias, com taninos arredondados e frescor.

Já o Mont Rochelle Cabernet Sauvignon 2020, com seus taninos bem definidos e nuances de eucalipto, cassis e groselha preta, mostra-se pronto para beber, mas também pode envelhecer com graciosidade. Por sua vez, o Mont Rochelle Chardonnay 2023 expressa o verdadeiro terroir da propriedade, com notas de maçapão, coalhada de limão e uma adorável acidez angular, enquanto o Mont Rochelle Sauvignon Blanc 2023 oferece uma mistura refrescante de aromas de frutas tropicais e uma textura de boca encorpada. Todos esses vinhos receberam a medalha de ouro no Michaelangelo Wine & Spirit Awards 2023.

Ulusaba e Casa na Árvore

Já entrosadas depois das muitas taças de rosé em Mont Rochelle, nosso grupo de quatro mulheres seguiu para Joanesburgo para a parte mais aventureira da viagem. Lá, pegamos um monomotor e voamos por uma hora e 20 minutos até Ulusaba, o safári particular de Sir Richard Branson, na reserva de Sabi Sand, na África do Sul.

Divulgação

Divulgação

Foto da Manor House: quatro suítes que acomodam até oito adultos. A vila captura a sensação de “casa longe de casa”, com todo o luxo de um cinco estrelas

Ulusaba conta com uma experiência luxuosa de hospedagem, com 20 quartos e suítes distribuídos em dois lodges: Rock Lodge e Safari Lodge. Os hóspedes podem reservar quartos individuais ou optar pelo uso exclusivo para grupos maiores. Todas as refeições e bebidas estão inclusas nas tarifas.

O Rock Lodge é a acomodação mais luxuosa. No topo de uma colina, oferece vistas deslumbrantes e conta com oito quartos, incluindo a Suíte Master e o Cliff Lodge (suíte privativa de dois quartos com piscina particular).

O Safari Lodge, onde ficamos hospedadas, possui 10 quartos. Fui sorteada para ficar na suíte privativa Treehouse. Para chegar até meu quarto, era uma aventura à parte. A 1,5 quilômetro de distância da área comum do hotel, eu tinha que ser escoltada por um segurança pelas passarelas elevadas até chegar à “minha casa na árvore”, pois corria o risco de dar de cara com um leopardo no meio do caminho. A recompensa era a melhor vista do lodge, de frente para o rio onde os elefantes e hipopótamos tomavam banho – simplesmente inesquecível.

Divulgação

Divulgação

Foto da vista dos vinhedos da propriedade e um de seus premiados vinhos pronto para ser degustado

As atividades do local incluem dois safáris diários, com duração de cerca de três horas cada, durante os quais os hóspedes têm a oportunidade de avistar os Big Five (leopardo, elefante, rinoceronte, leão e búfalo). Vimos todos! Além dos safáris, há opções como coquetéis à beira da piscina e tratamentos no spa Aroma Boma: uma das melhores massagens com pedras quentes que já fiz.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A experiência gastronômica varia desde um tradicional Braai até refeições privativas sob as estrelas. Os amantes de vinho podem explorar a adega bem abastecida. Quando a noite cai, a dica é observar as estrelas a partir do observatório Bush, onde os Rangers compartilham conhecimentos sobre constelações e estrelas.

Safári com Sustentabilidade

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Pride ‘n Purpose é o braço de caridade da Ulusaba Private Game Reserve, comprometido em auxiliar comunidades desfavorecidas próximas à Reserva Sabi Sand. Fundado em 2003 pelos membros da família Ulusaba, todas as despesas operacionais são cobertas pela Virgin Limited Edition e pela Virgin Unite, garantindo que 100% das doações sejam destinadas diretamente para os projetos necessários. A filosofia do Pride ‘n Purpose enfatiza o empoderamento das pessoas para ajudarem a si mesmas, com foco em iniciativas de desenvolvimento sustentável. Anualmente, durante o mês de setembro, o Pride ‘n Purpose e a Ulusaba realizam o Arbor Month, um período dedicado a projetos que melhoram a qualidade de vida das comunidades locais.

Os hóspedes são incentivados a participar, doando para a Pride ‘n Purpose e auxiliando no plantio de árvores frutíferas em Dumphries. A iniciativa, que teve início em 2019, busca garantir que cada lar da vila tenha uma árvore frutífera plantada e cuidada. A Ulusaba colabora com o estilo africano sustentável, reafirmando a importância do turismo consciente na preservação dos recursos naturais e culturais da região

Matéria publicada na edição 119 da revista, disponível nos aplicativos na App Store e na Play Store e também no site da Forbes.

Escolhas do editor

Foto: Florence Zyad
Escolhas do editor

Projeto de Regionalização da Forbes Chega a BH com Jantar Especial

Nitat Termmee/Getty Images
Carreira

6×1: Como São as Jornadas de Trabalho nas Maiores Economias do Mundo

Foto ilustrativa do conceito de equilíbrio
Carreira

Camila Farani: “Equilíbrio entre Vida e Trabalho é a Maior Mentira do Século”

O post Por Dentro dos Incríveis Hotéis-Vinícola de Richard Branson na África do Sul apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.