Pessoas se passam por agentes da dengue para aplicar golpes em Blumenau, alerta prefeitura

Em situação de epidemia de dengue após registrar um aumento de casos, o município de Blumenau, no Vale do Itajaí, também enfrenta a conduta mal-intencionada de algumas pessoas que buscam se aproveitar do medo dos moradores em relação à doença. Nesta quarta-feira (21), a Prefeitura Municipal emitiu um alerta sobre possíveis golpes em nome dos agentes de endemias.

Em meio à situação de epidemia de dengue em Blumenau, a Prefeitura Municipal emitiu um alerta sobre possíveis golpes em nome da equipe de combate da doença

Casos positivos de dengue ascendem alerta no Vale do Itajaí – Foto: Marcelo Martins

Conforme o comunicado da Semus (Secretaria de Promoção da Saúde), os moradores de Blumenau devem ficar atentos a possíveis golpes via aplicativo de WhatsApp. Os falsos agentes de combate à dengue estariam enviando mensagens e links para acesso a determinada demanda ou reclamação para a população blumenauense.

Entretanto, a Secretaria de Saúde reforçou que, a equipe de endemia não envia mensagens através de aplicativos. “E o mais importante, nunca forneça informações pessoais sem verificar a legitimidade do pedido”, diz a nota oficial.

Em caso de solicitação suspeita em nome dos agentes de saúde, a orientação é denunciar diretamente para o setor de combate às endemias nos telefones (47) 3381-7774 ou (47) 3381-7775. O registro também pode ser feito na Ouvidoria no 156, opção 4, ou no (47) 3381-7771.

Além disso, sobre a visita de agentes de combate à dengue nas residências e estabelecimentos comerciais da cidade, a Secretaria de Saúde explica que todos utilizam um uniforme com a camisa branca, com a bandeira do município na manga e o mosquito na cor branca, e crachá de identificação.

Se mesmo assim o morador ficar com alguma dúvida, para verificar a identidade dos agentes a Prefeitura de Blumenau disponibiliza informações no site oficial. O telefone (47) 3381-7774 também pode ser utilizado.

Epidemia de dengue em Blumenau

De acordo com a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) de Santa Catarina, para ser considerado epidemia, o município deve ter mais de 1 mil casos prováveis.

O secretário de Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, confirmou que com o novo critério, a cidade passa a estar em situação de epidemia, com 1.803 casos em investigação.

Segundo a Secretaria de Saúde, desde o último boletim, divulgado em 14 de fevereiro, a cidade registrou 153 novos focos e 62 casos da doença. O total acumulado desde a primeira semana de 2024 é de 880 focos do mosquito e 1.988 casos prováveis. Destes, 1.803 estão em investigação e 185 foram confirmados. Seis pessoas estão internadas em enfermaria.

Dengue em Santa Catarina

Em estado de emergência devido ao quadro grave de infecções de dengue no Estado, um decreto deve ser publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) na quinta-feira (22). A informação foi confirmada pela equipe da Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Dentre os incrementos facilitados pelo decreto de emergência está a maior celeridade para o dispêndio de recursos para combater o quadro epidemiológico. A nível municipal, o estado de emergência já foi adotado nas cidades de Joinville e Balneário Piçarras, no Litoral Norte.

Conforme a Dive, os dados mostram um aumento de 650% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram confirmados até então oito mortes pela doença, sendo em Joinville (5), Araquari (1), Itajaí (1) e Itapiranga (01). Há outras duas mortes em investigação em Araquari e Navegantes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.