Coluna do Gadotti: câmeras corporais da PMSC e Penitenciária de Florianópolis são destaques

MPSC ABRE INQUÉRITO SOBRE AS CÂMERAS CORPORAIS
A 40ª Promotoria de Justiça do Ministério Público estadual instaurou um inquérito civil com o objetivo de acompanhar as providências para retorno do uso das câmeras corporais pela Polícia Militar de Santa Catarina. O projeto foi encerrado pela corporação em setembro, com a justificativa de fim do convênio com o Judiciário e necessidade de atualização tecnológica dos equipamentos. Para abertura do IC, o promotor Jádel da Silva Júnior também considerou “vantagens apresentadas pelo uso das câmeras corporais por policiais militares”, como “o fortalecimento da prova produzida, a diminuição
dos índices criminais, o combate à violência e o controle do uso da força policial”. O promotor está pedindo informações à PMSC sobre as providências tomadas até agora para a volta das câmeras e esclarecimentos à Secretaria de Segurança Pública de SC sobre “a ausência de inscrição” do Estado de Santa Catarina no programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública que destina verbas para compra dos equipamentos. O MPSC também está questionando o Ministério da Justiça e Segurança Pública “sobre o credenciamento dos Estados-membros para recebimento de verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública” com esse fim.

A PENITENCIÁRIA DE FLORIANÓPOLIS
O Movimento Floripa Sustentável vai promover no dia 25 um debate sobre a Penitenciária de Florianópolis. O assunto vem ganhando força desde que o governador Jorginho Mello (PL) falou sobre o projeto que pretende retirar o complexo prisional da Trindade até o final de 2026 e transformar o local em espaço público. A informação foi publicada pela coluna, em primeira mão, no dia 15 de julho. Com a participação do prefeito Topázio Neto (PSD) e do secretário estadual Paulinho Bornhausen, além de representantes da sociedade civil, o evento será uma boa oportunidade para que a cidade avance na proposta de requalificação da área – que teve urbanização acelerada nas últimas décadas. Há quem defenda, por exemplo, uma integração com o Centro Integrado de Cultura (CIC), principal equipamento cultural da capital e que fica a poucos metros da penitenciária. Foto: Eduardo Valente, divulgação

MUTIRÃO NA LAGOA
A Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) realizou um mutirão de limpeza na Lagoa da Conceição, em parceria com a Amolagoa, a prefeitura e comerciantes locais. Foram removidas pichações e substituídas placas de trânsito. “Queremos devolver à Lagoa a sensação de segurança e bem-estar. É uma iniciativa para resgatar o impacto visual positivo da região”, afirma Gutemberg Lopes Guedes, coordenador de Infraestrutura do Núcleo de Gastronomia da entidade empresarial.

SUPREMO
O ex-presidente do Tribunal de Justiça de SC, Rodrigo Collaço, vai participar no dia 27, às 17h, do Jazzin Talks. O tema é mais do que pertinente e atual: “Como o Supremo Tribunal Federal influencia a sociedade e as leis”. As vagas são limitadas e mais informações podem ser obtidas com a organizadora Christiane Lopes pelo instagram @cl_ass_comercial_eventos.

O post Coluna do Gadotti: câmeras corporais da PMSC e Penitenciária de Florianópolis são destaques apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.