Águas de Bombinhas leva sistema à exaustão em testes para temporada de verão

Recebendo milhares de turistas durante a temporada de verão, as autarquias que administram a concessionária de água no Litoral Norte de Santa Catarina já se preparam para a alta demanda da estação.

Como a Águas de Bombinhas, que está focada na temporada de verão 2024/2025, e acabou de concluir uma série de testes envolvendo o sistema de abastecimento do município.

Imagem aérea de Bombinhas; Água de Bombinhas leva sistema à exaustão em testes para a temporada de verão

Águas de Bombinhas leva sistema à exaustão em testes para a temporada de verão – Foto: Reprodução/ND

O objetivo dos testes foi de estressar o sistema, operando em sua capacidade máxima de trabalho, justamente para simular a alta demanda de água tratada dos próximos meses.

Os testes envolveram tanto o ponto de captação de água bruta, em Tijucas, como a ETA (Estação de Tratamento de Água) em Bombinhas, incluindo as bombas e dispositivos de segurança, e o resultado não poderia ter sido melhor: o sistema se comportou dentro do imaginado e respondeu às exigências.

Testes da Águas de Bombinhas buscam evitar desabastecimento na temporada de verão

Conforme o coordenador de operações da concessionária, Daniel Machado, as ações e investimentos fazem parte do Plano Verão, que prepara os serviços para atender moradores e turistas durante as férias.

“Ao longo das últimas semanas também foram concluídas manutenções preventivas do sistema de bombeamento, manutenção do sistema de proteção e telemetria – que faz a medição automática do abastecimento – e o monitoramento retomo. Ou seja, todas as operações voltadas para a operação no verão”, completa ele.

Imagem aérea de Bombinhas; Água de Bombinhas leva sistema à exaustão em testes para a temporada de verão

Bombinhas recebe milhares de turistas na temporada de verão – Foto: Prefeitura de Bombinhas/Divulgação

Com três módulos em operação, nesta temporada a ETA Bombinhas terá capacidade de abastecimento de 210 L/S, trabalhando 24 horas por dia, com a atuação de uma equipe em sistema de plantão e do Centro de Operações Integradas (COI).

Em um exemplo prático de sua capacidade, com esta vazão a ETA Bombinhas conseguiria, sozinha, encher uma piscina olímpica em pouco mais de 3 horas.

“Temos um sistema robusto, tecnológico e pronto para o verão. São meses de preparo durante o inverno para garantir que toda a equipe e as instalações estejam preparadas para o verão. Com investimentos em tecnologia e inovação, a Águas de Bombinhas está ansiosa em receber os turistas e continuar atendendo os moradores”, completa Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.