Papa presidirá Missa e almoçará com 1.300 pobres neste domingo

Compromissos estão relacionados à celebração do Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo próprio Francisco em 2017 e que será comemorado no dia 17

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco junto a participante de almoço no Dia Mundial dos Pobres em 2023 / Foto: Vatican Media/Handout via REUTERS

No próximo domingo, 17, a Igreja celebrará a 8ª edição do Dia Mundial dos Pobres. A data, instituída pelo Papa Francisco em 2017, envolve diversas atividades, e o próprio Pontífice terá vários compromissos ao longo do próximo domingo.

O lema escolhido pelo Santo Padre para este ano é a “A oração dos pobres sobe a Deus” (Eclo 21,5). O Papa reitera que os pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus, que está atento e próximo de cada um deles, e fica “impaciente” até que lhes faça justiça. Esta passagem da Bíblia atesta ainda: “o julgamento de Deus será a favor dos pobres” (Eclo 21,5).

O Papa presidirá a Missa às 10h (hora local), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Antes da celebração, irá abençoar simbolicamente 13 chaves, que representam os 13 países nos quais se encontra a Família Vicentina. Com o projeto chamado “13 casas para o Jubileu”, a instituição construirá novas moradias para pessoas vulneráveis. Entre os países está a Síria, cujas 13 casas serão financiadas diretamente pela Santa Sé, como um gesto de caridade para o Ano Santo.

Depois, na Sala Paulo VI, o Papa almoçará junto com 1.300 pobres. O almoço, organizado pelo Dicastério para o Serviço da Caridade, será oferecido este ano pela Cruz Vermelha Italiana e animado pela sua Fanfarra Nacional. Ao final do almoço, será distribuída a cada pessoa uma mochila oferecida pelos Padres Vicentinos, contendo alimentos e produtos de higiene pessoal.

Ambulatório Mãe da Misericórdia

O Ambulatório Mãe da Misericórdia, estrutura ligada ao Dicastério para o Serviço da Caridade e que oferece diariamente cuidados de saúde gratuitos aos pobres e necessitados, permanecerá aberta das 8h às 17h (hora local) entre 11 e 16 de novembro.

Haverá atendimento médico, com especialistas de 18 áreas diferentes, incluindo cardiologia, ortopedia, oftalmologia, cirurgia geral, reumatologia, dermatologia, odontologia, ginecologia, pneumologia, otorrinolaringologia, oncologia, ultrassonografia, urologia, psiquiatria, neurologia, doenças infecciosas, gastroenterologia, nefrologia e podologia.

Todos os dias serão realizadas vacinas contra gripe, exames de sangue, swabs e medicamentos. Todos os serviços são gratuitos e reservados a quem vive em situação de pobreza, marginalização ou dificuldade. Além disso, os medicamentos e terapias necessárias estarão sempre garantidos.

O post Papa presidirá Missa e almoçará com 1.300 pobres neste domingo apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.