Integração do ChatGPT ao iPhone Pode Trazer Custos aos Usuários

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Com a chegada do Apple Intelligence para os iPhones e Macs, os primeiros recursos de IA da Apple estão disponíveis para os usuários. A grande integração do ChatGPT ao iOS e macOS está prevista para dezembro.

Trazer o ChatGPT para sua plataforma destaca a ambição da Apple de se envolver com a IA generativa. Afinal, a empresa sempre se orgulhou de desenvolver sistemas internamente para controlar a experiência e o uso de dados pessoais.

Leia também

Foto de uma pessoa segurando um iPhone em uma loja da Apple em Tokyo
Forbes Tech

Nova Atualização da Apple Trará Mais Segurança para iPhones

Logo Nvidia - Foto: Dado Ruvic - Reuters
Forbes Money

Nvidia Desbanca Apple Como a Empresa Mais Valiosa do Mundo

Getty Images
Forbes Tech

Vazamentos Revelam Mudança no Chip e Outras Novidades do iPhone 17

Além da decisão evidenciar o atraso da Apple em relação aos seus concorrentes no campo da IA, a adição do ChatGPT ao Apple Intelligence traz custos reais para os usuários — que terão que pagar para obter todos os benefícios do chatbot.

Adicionando o ChatGPT ao iPhone e à Siri

No relatório sobre a segunda versão beta do iOS 18.2 — cujo lançamento está programado para dezembro — Juli Clover destacou uma área nas configurações do sistema que exibe um limite diário para o uso do ChatGPT, além da opção de atualizar para o plano pago “ChatGPT Plus” ou de ser direcionado a um modelo de IA inferior.

Usuários já assinantes do ChatGPT Plus podem fazer login no iPhone, enquanto os novos usuários terão a opção de atualizar para o ChatGPT Plus. Resta saber se a Apple cobrará sua habitual taxa de 30% sobre a assinatura mensal de US$ 19,99.

A escolha de Tim Cook e sua equipe contrasta com outras plataformas de IA em smartphones. Google e Samsung disponibilizaram ferramentas gratuitas de IA para fortalecer a relevância das plataformas junto às suas respectivas bases de usuários. A Apple, por outro lado, está adotando um modelo “freemium”.

Equilibrando a IA no iPhone

A abordagem lenta da Apple para introduzir a IA generativa contrasta com a estratégia de marketing em torno do Apple Intelligence. A linha do iPhone 16 foi lançada um mês antes de o Apple Intelligence estar disponível para o público, mas a demora dificilmente foi refletida nas propagandas. A IA aparece como um elemento essencial na comunicação sobre o novo iPhone — a ponto de operadoras de telefonia no Reino Unido precisarem fazer ressalvas em suas próprias campanhas devido ao lançamento tardio.

A IA generativa está transformando a experiência do consumidor em todas as plataformas, incluindo iOS e macOS. No entanto, a entrada da Apple nesse campo será uma das primeiras a vir com um custo transacional para os consumidores. Quanto isso afetará a adoção do Apple Intelligence em comparação com as plataformas de IA subsidiadas no Android e no Windows será um dado importante nos próximos meses.

Escolhas do editor

Foto ilustrativa do logo do Google e do ChatGPT
Escolhas do editor

ChatGPT Search ou Google: Qual é o Melhor Buscador?

Getty Images
Carreira

Veja as Profissões em Alta e as Perspectivas Salariais para 2025

Escolhas do editor

Nova Edição da Forbeslife Design Traz Seleção de Casas Cinematográficas

O post Integração do ChatGPT ao iPhone Pode Trazer Custos aos Usuários apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.