Ave mais perigosa do mundo: saiba o motivo do casuar ser extremamente temido

O casuar foi considerada a ave mais perigosa do mundo e existem vários relatos de ataques, tanto em pessoas quanto em animais, alvos do animal em fúria. Saiba o motivo do comportamento agressivo e o que torna o ataque do animal extremamente perigoso.

A imagem mostra um casuar, a ave mais perigosa do mundo.

A ave pode passar de 1,5 metro de altura e pesar cerca de 60 quilos – Foto: Internet/Reprodução ND

Características do casuar

O casuar (Casuarius casuarius) é uma ave que vem da Austrália, na Oceania. Seu tamanho pode passar de 1,5 metro de altura e pesar cerca de 60 quilos. O animal é conhecido pelo seu péssimo temperamento e, quando fica zangado, parte com tudo para cima do seu oponente.

A imagem mostra um casuar, a ave mais perigosa do mundo.

O casuar é a maior ave da Austrália. – Foto: Internet/Reprodução ND

Essa ave também é uma ótima nadadora e saltadora e tem uma aparência bem peculiar: seu corpo é coberto de penas pretas, mas sua cabeça é azulada, exibindo ainda uma protuberante crista óssea.

Uma característica muito marcante do animal também é seu bico afiado e garrar pontiagudas, usadas para se defender e atacar ameaças.

Ave mais perigosa do mundo?

A espécie foi considerada a ave mais perigosa do mundo pois existem vários relatos de vítimas atacadas pelo animal em fúria.

Essa ave é tão estressada que parte pra cima até de portas e janelas de vidro, pois ao ver seu reflexo acredita que um outro casuar a está encarando.

Segundo o Darren Naish, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, a maioria dos ataques costuma estar associado à busca de comida ou a uma reação à presença do homem no território do animal.

No final da década de 1990, um levantamento feito na Austrália mostrou que, num período de dez anos, essas aves partiram pra cima de pelo menos 150 pessoas. O último ataque fatal comprovado, no entanto, ocorreu em 1926.

A ave tem traços semelhante aos dinossauros

Uma descoberta de um fóssil publicada pela Scientific Reports mostrou que os Oviraptoridaes – um grupo de dinossauros parecidos com o casuar – estão entre os grupos mais prolíficos e variados de dinossauros a viver na região árida de Ganzhou durante o período Cretáceo Superior, entre 100 milhões e 66 milhões de anos atrás.

O Corythoraptor jacobsi tinha uma crista particularmente acentuada, muito parecida com aquela que encontramos nos casuares. – Foto: Junchang Lü/Reprodução ND

Os Oviraptoridae são conhecidos por seus bicos sem dentes, parecidos com os de papagaios e, em alguns casos, cristas elaboradas, conhecidas como cascos. O Corythoraptor jacobsi tinha uma crista particularmente acentuada, muito parecida com aquela encontrada em casuares.

O ataque do casuar

O casuar é conhecido por ser muito fácil de irritar. Na maioria das vezes, as vítimas de seus ataques são pessoas desavisadas que se aproximam da ave para tentar alimentá-la. Mas ela não quer saber de petiscos e parte para cima da pessoa dando bicadas e chutes.

A imagem mostra as garras da ave casuar, a mais perigosa do mundo.

As garras dessa ave podem passar de 12 centímetros de comprimento. – Foto: Internet/Reprodução ND

Para atingir sua vítima, o casuar ainda dá pulos de até um metro de altura para usar suas garras afiadas, localizadas nos três dedos dos pés. Essas garras podem passar de 12 centímetros de comprimento e são capazes de rasgar o pescoço ou a barriga de uma pessoa.

Além dos humanos, cães também costumam ser atacados pelo animal. A ave odeia cachorros porque é muito caçada por dingos, uma espécie de cachorro selvagem australiano. O ataque é geralmente feito com chutes para frente e para trás contra o corpo da vítima.

Confira no vídeo um ataque de casuar


A alimentação da ave casuar parece mudar seu comportamento natural, tornando-o ousado ​​e agressivo. – Vídeo: Internet/Reprodução ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.