Homem morre engasgado com pedaço de carne em SC

Um homem de 64 anos morreu após dar entrada no Pronto Atendimento de Schroeder, no Norte de Santa Catarina, com um quadro de obstrução das vias aéreas devido à aspiração de um corpo estranho. A vítima foi identificada como Joneraldo Achak Ribeiro.

Homem morre engasgado

Homem morre engasgado com pedaço de carne em SC – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

De acordo com informações do Portal de Schroeder, Joneraldo se engasgou com um pedaço de carne e entrou em parada cardiorrespiratória. Ele foi socorrido pelos Bombeiros Voluntários no bairro Centro e encaminhado à unidade de saúde, mas, apesar das tentativas de reanimação, não resistiu e faleceu no local.

Joneraldo, que era solteiro e católico, foi sepultado na tarde deste domingo (22) no Cemitério Municipal.

Como ajudar alguém engasgado?

No jargão médico, o engasgamento é chamado de Ovace. Ele pode ser causado por objetos, alimentos ou líquidos. O primeiro passo para ajudar é identificar se o bloqueio é parcial ou total, verificando se a pessoa consegue tossir. Se sim, a tosse pode ajudar. Caso contrário, é preciso agir.

Uma maneira simples de fazer isso é verificar se a pessoa consegue tossir. Se conseguir, é sinal de que a garganta não está totalmente bloqueada. A tosse costuma ajudar a soltar o objeto do engasgo. Mas se a vítima seguir entalada, é hora de agir.

Chame o serviço de emergência (192 ou 193) e inicie os primeiros socorros. “Incline a vítima para frente e dê cinco tapas nas costas, entre as escápulas. Se isso não resolver, faça a manobra de Heimlich”, explica o sargento Alessandro Barbosa, socorrista desde 2013. Fique atrás da vítima, posicione uma mão entre o umbigo e o peito, e faça compressões rápidas para dentro e para cima, em formato de J.

Alterne tapas nas costas com a manobra de Heimlich até que a obstrução seja resolvida. Se a pessoa perder a consciência, inicie compressões torácicas, fazendo 30 compressões no osso esterno. Tente remover o objeto da boca, com cuidado para não empurrá-lo mais fundo. Repita as compressões até a chegada do socorro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.