Comitê Tubarão e Complexo Lagunar reúne CT de Saneamento Ambiental

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas reuniu, nesta semana, os membros de sua Câmara Técnica de Saneamento Ambiental, para a tratativa de assuntos diversos. O encontro aconteceu de forma remota e, dentre os temas em pauta, estiveram a eleição para o cargo de relator da CT e encaminhamentos em relação à proposta de enquadramento do Rio da Madre/Morto/Seco.

No que diz respeito à eleição para o cargo de relator da Câmara Técnica, em razão da vacância por desligamento da relatora anterior da entidade a qual representava, dentre os participantes da reunião, o novo membro indicado da mesma entidade (FAMOR), o engenheiro ambiental Davi da Silva, prontificou-se a assumir a posição.

Em relação à Proposta de Enquadramento do Rio da Madre/Morto/Seco, dois tópicos trataram do assunto. Na discussão dos pareceres anteriores que a CT encaminhou ao Comitê, referentes às duas primeiras etapas, não houve apontamentos que sugerissem alterações no documento final. Em seguida, a reunião abordou a última etapa apresentada ao Comitê no dia 03/09/24, para que os membros possam avaliar o Programa para Efetivação e fazer contribuições que, por sua vez, serão discutidas pelas coordenações das CTs em um encontro agendado pela diretoria para o dia 01º de outubro, para elaboração do parecer final.

Segundo a coordenadora da CT, Madelon Rebelo Peters, representante da AGR, o encontro foi importante para discussão dos assuntos em pauta. “Discorremos sobre a apresentação da proposta de reenquadramento do Rio da Madre, sobre as ponderações, o que a gente entende que são ações prioritárias, ações contínuas, ações de curto, médio e longo prazo, e quem são os atores, as pessoas que devem estar envolvidas. Ainda estamos em desenvolvimento dessas atividades e deveremos continuar debatendo”, completa.

Além da coordenadora da Câmara Técnica, participaram da reunião Marcelo Fernandes Matos, da Tubarão Saneamento S.A.; Davi da Silva, da FAMOR; e os membros representantes de entidades externas que participam da CT: Douglas dos Santos da Silva, da empresa Nisus Inovação e Tecnologias Agroambientais; Henrique de Pelegrini e Inácia Machado dos Santos, da FLAMA. No apoio à reunião, esteve a assessora técnica em gestão de recursos hídricos do ProFor Águas Unesc, que presta suporte direto ao Comitê, Mhaiandry Benedetti Rodrigues Mathias.

Colaboração: Francine Ferreira – Expressio

Adicionar aos favoritos o Link permanente.