Saúde do gato: quantas vezes você precisa trocar a água do pet

Quando se trata da saúde do gato, falar sobre a hidratação é essencial. Mas será que você está tomando os cuidados necessários para deixar a água sempre fresca e limpa?

A imagem mostra um gato preto bebendo água de uma tigela transparente.

Gatos podem ter dificuldade para beber água em potinhos – Foto: Freepik/Reprodução ND

Saúde do gato depende da hidratação

Apesar de gatos não serem conhecidos como os maiores fãs de água, ironicamente ela é essencial para a vida dos peludinhos. Existem algumas razões pelas quais você deve incentivá-lo a beber mais água.

Tratamento da obesidade: para gatos com sobrepeso ou obesos, água é igual a menos calorias. A hidratação pode ajudar a diluir calorias e aumentar a sensação de saciedade, cuidando e reduzindo o peso de forma eficaz.

 A imagem mostra um gato de cores marrom branco e olhos verdes bebendo água.

A hidratação é essencial para os gatos. – Foto: Freepik/Reprodução ND

Prevenção de problemas urinários: o aumento do consumo ajuda na saúde do gato, diluindo a urina e prevenindo a formação de cristais urinários e ocorrências de cistite idiopática, doença de trato urinário inferior frequente em felinos jovens. Ao aumentar a ingestão de água do felino você previne inflamação ou até mesmo bloqueios no aparelho urinário.

Saúde dos rins: em gatos com doença renal, a capacidade do rim de reabsorver água é baixa, o que pode causar desidratação. Quando o animal bebe mais água, você ajuda a compensar essa perda de função renal.

Aumenta a atividade: estudos mostraram que gatos alimentados com uma dieta rica em umidade apresentaram níveis mais altos de energia.

Saúde geral: ao promover uma melhor hidratação, a água pode ajudar a controlar várias doenças e promover a saúde geral.

Como fazer seu gato beber mais água

Umedecer a ração: adicionar água à ração seca pode aumentar a ingestão de umidade. Embora alguns gatos não se importem com isso, outros podem ficar ressentidos de comer caso a ração esteja muito molhada. A dica é começar com pequenas quantidades.

Servir comida úmida: comidas úmidas contêm mais umidade do que ração seca, então podem ajudar a aumentar sua hidratação geral. Por isso oferecer comida enlatada ao felino é a forma mais fácil e melhor de aumentar o consumo de água.

Separar vários recipientes com água pela casa: coloque algumas tigelas de água pela casa. Os gatos podem ficar mais incentivados a beber se toparem com uma tigela em algum canto da casa.

Ter uma fonte de água: muitos gatos ficam intrigados com água corrente, e uma fonte pode atrair o animal para a água.

Fontes de água corrente são atrativas para os gatos. – Foto: Internet/Reprodução ND

Saborizar a água: adicionar um pouco de sabor à água como caldo de atum ou de galinha pode tornar a água mais atraente para o bichano. Apenas certifique-se de que a mistura seja segura para animais de estimação e tenha baixo teor de sódio, que pode prejudicar o animal.

Quando a água do gato precisa ser trocada?

Depois de conhecer os benefícios da água para seu amigo peludo, saiba quando trocar a água do animal para mantê-la sempre limpa e atrativa para ele.

Segundo o Instituto Superior de Estudios de España, é fundamental que os animais de estimação tenham acesso constante a água limpa, por isso você deve trocá-la pelo menos uma vez ao dia.

Duas vezes por dia: se o animal for muito ativo ou estiver com muito calor, considere trocar a água duas vezes por dia para não correr o risco do pote ficar vazio. Isto principalmente em dias quentes em que a água pode evaporar ou ficar morna.

Depois do gato comer: se você notar que seu gato deixou comida na tigela, é uma boa ideia trocar a água. Restos de comida podem contaminar o líquido e fazer com que seu felino não queira beber.

Quando sujar: se notar que a água está suja de pelos, sujeira ou está com um cheiro estranho, troque-a imediatamente. Um recipiente limpo é essencial para a saúde do gatinho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.