Sociedade Brasileira de Medicina de Família declara emergência de saúde climática por conta das queimadas

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade publicou em seu Instagram oficial nesta sexta-feira (20), que declarou emergência de Saúde Climática, Humana e Planetária. 

View this post on Instagram

A post shared by SBMFC (@sbmfc)

Em seu site a entidade declarou que juntamente com a Organização Mundial dos Médicos de Família, a mesma declara estado de emergência climática mundial diante da calamidade atual enfrentada pelo Brasil.

“Diante do atual cenário de queimadas florestais, com piora substancial da poluição do ar já existente, o cenário se tornou um desafio para a saúde pública, como também tem provocado mortes de diversos animais dos biomas atingidos pelo fogo, por consequência direta ou indireta do fogo”, escreve a entidade.

A entidade médica disse ainda que estas mudanças climáticas não são naturais, nem esperadas nesta magnitude.

Houve ainda um alerta: o impacto na saúde da população lotando as unidades de saúde, como as clínicas da família e os hospitais.

“O ar poluído (com poeira microscópica, descrito como material particulado) produto da queimada, penetra e inflama pulmões, coração, cérebro, placenta, entre outros órgãos. Essa micropoeira, tanto a curto quanto a longo prazo, causa danos severos mesmo quando não percebemos, e equivale a fumar cigarros diariamente, incluindo nossas crianças”, escreve a entidade.

Além do alerta, a entidade fez recomendações como:

  • Uso de umidificadores locais;
  • Uso de máscaras;
  • Evitar atividades ao ar livre;
  • Uso de filtros de ar domiciliares;
  • Aumento de ingestão hídrica e, em alguns casos, evacuação de território.

Por fim, a SBMFC, disse que junto a seu respectivo Grupo de Trabalho de Saúde Planetária, reconhece o estado de emergência climática e se dispõe a apoiar o Governo Federal, especialmente junto ao Ministério da Saúde e Secretaria de Atenção Primária à Saúde, e também aos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e dos Povos Indígenas, para uma liderança transformadora e inspiradora globalmente de enfrentamento a emergência climática. 

O post Sociedade Brasileira de Medicina de Família declara emergência de saúde climática por conta das queimadas apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.