Coluna do Loetz: Florianópolis é eleita a cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Estudo mostra posição das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil Levantamento da Urban Systems apresenta o ranking 2024 das cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil.

Entre as cem melhores, o oito são de Santa Catarina. E Florianópolis lidera o ranking nacional. O levantamento avalia 1200 projetos de 900 cidades que responderam a questionário com 74 indicadores e mais de 300 subindicadores incluídos em dez temáticas. Entre os dez municípios mais bem classificados, dois são catarinenses: além da capital do Estado, Balneário Camboriú figura na sexta posição geral.

As outras cidades de Santa Catarina que constam da lista, entre os cem primeiros, estão Jaraguá do Sul na posição 19; Blumenau 27; Itajaí 29; Joinville 36; Criciúma 56; Chapecó 69. A metodologia utilizada pela empresa avalia dez fatores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologias e inovação, saúde, educação, segurança, empreendedorismo, economia e governança.

Quando se olha para cada um dos quesitos avaliados, temos: No item Mobilidade, só cinco cidades de SC aparecem na lista das cem mais bem colocadas. São Florianópolis, em terceiro lugar; Balneário Camboriú na quinta posição; Itajaí em sexto; Joinville na sétima colocação e Blumenau no nono lugar. No fator Urbanismo, Florianópolis está na posição 22; Jaraguá do Sul 36; Itajaí 52; Balneário Camboriú 74 e Chapecó na posição de número 87.

A análise sobre Meio Ambiente revela baixa participação de cidades catarinenses entre as cem com melhor classificação, mas duas estão no top cinco. Assim, somente quatro municípios estão na lista: Balneário Camboriú lidera nacionalmente. Jaraguá do Sul surge na quarta posição. Neste item, Itapema, na posição 35 e Florianópolis na de 67 completam o ranking. Já quando o tema é Tecnologia e Inovação, Santa Catarina aparece com destaque.

Nove cidades foram listadas entre as cem melhores pelo estudo da Urban Systems. São Florianópolis, na posição 5; Jaraguá do Sul 27; Blumenau 34; Itajaí 36 são as classificadas entre as cinquenta primeiras do país. Joinville, na posição 51; Criciúma 56; Balneário Camboriú 61; Lages 90 e Biguaçu na posição 95 completam a lista. Se no quesito anterior, SC aparece forte, o relatório da Urban Systems mostra nossa fragilidade no quesito Saúde.

Apenas três cidades estão na lista: Balneário Camboriú, em terceiro lugar; Florianópolis na quarta colocação; e na posição 17 está Jaraguá do Sul. Um dos destaques de Santa Catarina é o item Segurança. Sete cidades aparecem entre as cem. Florianópolis, de novo, na terceira colocação nacional. Balneário Camboriú também se destaca: em décimo quarto lugar. Navegantes na posição 61; Itajaí 71; Joinville 87; Blumenau 89 e Gaspar na posição 95 fecham o ranking das catarinenses.

A pesquisa ainda avaliou o nível da Educação. Apenas cinco cidades de SC se destacam. Novamente Florianópolis é a melhor do Estado, na posição 25. Criciúma 37; Joinville 58; Balneário Camboriú 63 e Canoinhas na posição 76 também aparecem no ranking. A Urban Systems analisou ainda Empreendedorismo.

Neste aspecto, nove cidades do Estado surgem entre as cem primeiras do Brasil. Mais uma vez, Florianópolis é a melhor entre as catarinenses: em oitavo lugar. Joinville está na posição 14, logo seguida por Criciúma na décima quinta colocação. Chapecó 28; Navegantes 50; Camboriú 56; Palhoça 74; Imbituba 77 e Blumenau 82.

No critério de Governança, SC é destaque. Treze cidades estão no ranking das cem melhores. Balneário Camboriú é a quinta do país e Joinville está na posição 95. Neste meio, Itajaí 19; Blumenau 21; Navegantes 25; Jaraguá do Sul 49; Itapema 64; Criciúma 67; Florianópolis 77 e Chapecó na posição; com Rio do Sul na posição 83; Tubarão 91; Brusque 93 completam a lista.

No critério Economia, nosso Estado é absoluto destaque. Entre as cem melhores cidades brasileiras, 18 são de Santa Catarina. E destas, cinco estão entre as 20 melhores. A lista: Florianópolis,na sétima posição,com Jaraguá do Sul na oitava. Blumenau surge na posição 12; Joinville na 14 e Balneário Camboriú na posição 16. O rol é extenso. Itajaí 21; Itapema 32; Navegantes 39; Camboriú 46; Sao Bento do Sul 51; Sao José 60; Tubarão 62; Palhoça 63; Indaial 65; Brusque 70; Mafra 81; São Francisco do Sul 82 e Chapecó na posição 98 fecham a relação.

O post Coluna do Loetz: Florianópolis é eleita a cidade mais inteligente e conectada do Brasil apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.