Enzima encontrada em queijo pode causar problemas de memória e doenças cerebrovasculares

Pesquisadores da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, descobriram que alguns tipos de queijos possuem uma enzima muito perigosa para o cérebro, inclusive associada ao desenvolvimento do Alzheimer. É o diacetil, presente em diversos alimentos processados.

Enzima do queijo está presente no cheddar, muito consumido com hamburgueres

Enzima do queijo está presente no cheddar, muito consumido com hamburgueres – Foto: iStock/Divulgação/ND

O diacetil é um composto utilizado para dar sabor amanteigado artificial, como o queijo cheddar e pipoca de micro-ondas. No entanto, apesar de parecer gostoso ao paladar, estudos indicam que ele pode atravessar a barreira hematoencefálica, responsável por proteger o cérebro de substâncias nocivas.

Uma vez tendo “invadido” o sistema de proteção do cérebro, a susbtância pode interferir na função das proteínas que eliminam o beta-amiloide, um peptídeo que faz parte da formação de placas características da doença de Alzheimer.

Além disso, aponta o estudo, pode liberar toxinas e agravar danos neuronais, aumentando o risco de desenvolvimento de distúrbios neurodegenerativos.

Esses efeitos foram descritos em um estudo publicado pela Chemical Research in Toxicology, onde pesquisadores investigaram a relação entre o diacetil e a citotoxicidade do beta-amiloide.

Produtos sem a enzima do queijo

Assim como outros alimentos, a recomendação de especialistas é optar por queijos minimamente processados, com baixo teor de gorduras saturadas, os mais “crus” possíveis.

“Se a lista de ingredientes é uma lista interminável de palavras que você não reconhece, é um sinal de que você deve colocá-lo de volta na prateleira”, afirmou o médico Betry Grunch, ao jornal “O Espanhol”.

Queijos saudáveis, como de grão de bico, é alternativa para fugir da enzima do queijo

Queijos saudáveis, como de grão de bico, é alternativa para fugir da enzima do queijo – Foto: Reprodução/Youtube/ND

Uma dica do médico é prestar atenção a reação do intestino ao comer qualquer tipo de queijo, especialmente se perceber que isso afeta negativamente a digestão.

Ele explica que a relação entre o cérebro e o intestino é descoberta cada vez mais. Por isso, recomenda ouvir os sinais do corpo: “Se o seu sistema digestivo reage mal à lactose, isso pode ter um impacto no seu cérebro também”, afirmou.

Veja quais são os queijos ultra processados e com alto teor de gordura saturada:

  • “Queijo americano” e “queijo singles”;
  • Queijo pronto para derreter, como cheddar e mozzarella para pizza;
  • Queijo em spray;
  • Cream cheese;
  • Catupiry;
  • Requeijão.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.