Retorno do calor em Blumenau pode aumentar o número de casos de dengue; entenda

O combate contra a dengue ainda não acabou, os cuidados e as medidas preventivas devem ser intensificados. Segundo a Secretária de Saúde do Estado de Santa Catarina, a tendência é um pico de casos entre novembro e dezembro deste ano.

Mosquito-da-dengue em cima da pele humana

A volta do calor pode aumentar os casos da doença em Santa Catarina – Foto:Reprodução/ND

Conforme a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), com as condições climáticas favoráveis à reprodução do mosquito, sendo o calor e períodos chuvosos, há risco de aumento dos casos de doenças transmitidas, como chikungunya e zika vírus nas próximas semanas.

“No ano passado tivemos o pico da doença em abril e maio, esse ano iniciou em fevereiro e agora a epidemiologia está prevendo a antecipação entre novembro e dezembro, provavelmente com o pico em janeiro e fevereiro”, explica o secretário de Estado da Saúde, Diogo Dermarchi Silva.

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da chikungunya – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Em Santa Catarina, foram mais de 360 mil casos prováveis da doença e 336 mortes associadas ao vírus. Já em Blumenau, são 39 mortes e conforme o boletim divulgado na última quinta-feira (12), a cidade conta com 243 casos confirmados.

Vacinação contra dengue em Blumenau

A vacina contra a doença, em Blumenau, já está disponível para a população. Segundo a prefeitura municipal, a orientação do Ministério Público é que crianças e adolescentes de 10 a 14 anos sejam vacinados.

Para receber a vacina, basta procurar por uma das unidades de saúde do município com sala de vacina ativa. O esquema de aplicação da vacina contra a doença é duas doses com um intervalo de três meses entre elas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.