Qual a frequência ideal e como deve ser o banho dos idosos, segundo a ciência

Não pensamos nisso enquanto somos jovens, mas é importantíssimo manter os cuidados com os idosos até na hora do banho. O banho dos idosos se torna um momento onde pode aumentar o risco de acidentes e pode até ser um tanto prejudicial se não for feito da maneira correta como apontado por especialistas do Serviço de Geriatria, Feridas e Cura do Hospital Rothschild de Paris, na França.

Hora do banho para os idosos precisa ser segura – Foto: Reprodução/ND

 

Segundo a Dra. Sylvie Meaume, dermatologista e chefe da unidade, com a idade a pele humana fica mais fina e sensível, por isso o hábito de tomar banho diariamente pode não ser necessário e, em certos casos, até prejudicial.

Isso acontece porque o filme hidrolipídico, que é uma barreira natural que protege a pele e mantém sua hidratação, se enfraquece com o tempo, o que torna a pele mais propensa a ressecamentos.

A lavagem excessiva ou agressiva pode agravar esta deterioração, potenciando a perda de hidratação e aumentando o risco de irritações e infecções.

Recomendações para o banho dos idosos

De acordo com a ciência, é recomendado que após os 65 anos de idade, o corpo seja enxaguado diariamente, mas que o uso de sabonete seja feito apenas a cada três dias.

banho dos idosos

Recomendado é tomar banho diariamente, mas usar sabonete apenas a cada três dias – Foto: Reprodução/ND

Este método permite manter a higiene sem comprometer a integridade da pele. Mas, é importante manter a limpeza diária do rosto, axila e orgãos genitais para prevenir infecções.

Medidas de segurança

Para garantir a segurança do banho dos idosos, existem algumas medidas que podem se realizadas, como:

  • Barras de apoio: Colocar barras de apoio em áreas-chave, como chuveiro, vaso sanitário e perto da pia, ajuda a prevenir quedas;
  • Antiderrapante: Usar tapetes antiderrapantes no box e em áreas do banheiro onde possa haver água;
  • Iluminação adequada: Ter uma boa iluminação, incluindo luzes noturnas, reduz o risco de tropeções e quedas;
  • Altura do vaso sanitário: Optar por vasos sanitários de altura elevada (45-50 cm) facilita o uso e minimiza o esforço ao sentar ou levantar;
  • Assentos de chuveiro: A instalação de assentos dobráveis ​​dentro do chuveiro proporciona um local seguro para sentar durante o banho;
  • Controles de água termal: A instalação de válvulas termostáticas ou reguladores de temperatura no chuveiro e na pia ajuda a prevenir queimaduras.

Barras de apoio são necessárias para garantir a segurança do idoso – Foto: Reprodução/ND

A implementação destas medidas pode criar um ambiente seguro e confortável para o banho dos idosos, promovendo independência e bem estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.