Os 10 criadores de séries de TV mais bem pagos de 2024

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Ilustração: Alex Castro/Forbes

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Shonda Rimes, produtora de “Grey’s Anatomy” e “Bridgerton” é a única mulher entre os criadores de séries de TV mais bem pagos

“O dinheiro para os iates acabou”, afirma um gerente de entretenimento veterano sobre os acordos que os principais produtores de TV recebem atualmente. Há cinco anos, no auge da chamada “guerra do streaming”, estúdios e empresas de tecnologia, impulsionados por baixas taxas de juros e o otimismo em Wall Street, estavam travados em uma corrida frenética por crescimento de assinantes — aparentemente a qualquer custo.

O número de programas roteirizados na TV aberta e no streaming durante este período superou a casa dos 500 pela primeira vez na história. Para aqueles criadores cujo conteúdo alcançava a popularidade “de massa”, os valores dos contratos eram recheados de zeros. Pelo menos uma dúzia de showrunners assinou contratos de nove dígitos durante essa fase, e outros tantos garantiram mais de US$ 50 milhões (R$ 280 milhões) em contratos de quatro ou cinco anos.

  • Veja quem são os 10 produtores de séries de TV mais bem pagos de 2024

Agora, com a maioria desses acordos já vencidos ou prestes a terminar nos próximos meses, esses mesmos criadores encaram um cenário televisivo muito diferente. Os efeitos da pandemia, duas greves em Hollywood e cortes de custos corporativos generalizados — sem contar a falta de sucessos de alguns deles — derrubaram o mercado para novos contratos, pedidos de novos programas e acordos de licenciamento.

Para os vencedores do Emmy de 2024, que acontece neste domingo (15), serão os troféus dourados, e não os pagamentos exorbitantes, que representarão o grande prêmio no final do tapete vermelho.

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Ainda assim, há alguns produtores-criadores (os chamados “showrunners”) cujos ganhos desafiam a lógica. A geração mais antiga deles possui uma porcentagem dos mais de US$ 100 milhões (R$ 560 milhões) em lucros gerados anualmente por mega-hits como “Os Simpsons” e “The Big Bang Theory”.

Ganhos de mais de R$ 500 milhões

Entre os showrunners mais bem pagos da TV em 2024, cinco faturaram mais de US$ 100 milhões (R$ 557 milhões) nos últimos 12 meses. Isso mesmo após pagar comissões a agentes, empresários e advogados. Matt Stone e Trey Parker, de “South Park”, Tyler Perry, o superprodutor da BET, Dick Wolf, de “Law & Order”, James L. Brooks e Matt Groening, de “Os Simpsons”, e Chuck Lorre, de “The Big Bang Theory”, são responsáveis por mais da metade dos US$ 1,2 bilhão (R$ 6,52 bilhões) arrecadados pelos 20 principais showrunners.

A disparidade seria ainda maior com a inclusão dos produtores de Friends, Kevin Bright, Marta Kauffman e David Crane, mas a elegibilidade foi restrita a showrunners que tiveram um programa novo no ar no último ano.

Como a participação nos lucros tradicionais e a sindicalização foram praticamente eliminadas na era do streaming, e o número de episódios produzidos por série diminuiu drasticamente, há pouco potencial para o sucesso astronômico que as gerações anteriores de produtores desfrutaram.

Para justificar seu valor contínuo para estúdios e plataformas, os showrunners de hoje se tornaram algo próximo a chefes de pequenos estúdios, supervisionando um universo de séries e projetos para uma plataforma.

Produtores tão lucrativos como Taylor Sheridan, de “Yellowstone”, ou Ryan Murphy, de “American Horror Story”, ainda conseguem garantir grandes quantias. Eles são como “padrinhos”, generosamente pagos em qualquer projeto com o qual estejam associados, independentemente do nível de envolvimento. É por isso que, entre os 20 principais showrunners, apenas três têm menos de 50 anos — Michael Schur (48), de “Parks and Recreation”, Lisa Joy (47) e Jonathan Nolan (48), ambos de “Westworld” —, enquanto cinco têm mais de 70.

Para a nova geração de showrunners, que está amadurecendo nesse novo ambiente televisivo e muitas vezes ainda está em sua primeira série de sucesso, os acordos gerais raramente ultrapassam US$ 10 milhões (R$ 56 milhões), com as taxas por episódio descontadas desse total. Esse novo grupo, geralmente mais diverso em termos de raça, gênero e orientação sexual, tem poucas chances de alcançar o patamar mais alto de ganhos em um futuro próximo.

Ainda assim, as fortunas mudam rapidamente em Hollywood, e o Emmy deste fim de semana representa um grande passo para transformar esses novos talentos em superprodutores do futuro. A seguir estão os showrunners que lideram o caminho.

Os 10 produtores de séries de TV mais bem pagos de 2024

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Confira a lista completa aqui.

Metodologia

As estimativas foram calculadas por meio de entrevistas com agentes, advogados, empresários, executivos e especialistas da indústria, além de fontes de dados como o IMDBPro. Os valores representam ganhos líquidos para o período de 1º de setembro de 2023 a 1º de setembro de 2024 — sem as taxas de representação (10% para agentes, 10% para gerentes e 5% para advogados) — de acordo com o padrão da indústria, a menos que informado de outra forma. Muitos showrunners não têm todos os três ou compensam seus representantes com lucros por obra.

Apenas showrunners que tiveram pelo menos um programa no ar durante os últimos 12 meses foram considerados, no entanto, os showrunners elegíveis foram creditados por toda a receita de projetos passados e presentes, incluindo tanto programas de TV quanto filmes.

Os rankings incluem apenas ganhos relacionados ao entretenimento — escrita, atuação, produção, direção, etc., e não quaisquer empreendimentos empreendedores ou outros.

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