Joinville decide decretar emergência após chuva invadir casas e deixar 70 ilhados em terminal

O prefeito Adriano Silva e a vice Rejane Gambin decidiram decretar situação de emergência em função da chuva intensa que aflige Joinville. O acumulado chega a 215 milímetros na região. A decisão foi na manhã deste domingo (25) durante reunião no gabinete de crise.

Joinville decide decretar emergência após chuva invadir casas e deixar 70 ilhados em terminal – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Segundo a prefeitura, até o meio-dia, foram atendidas 50 ocorrências, sendo 20 deslizamentos, cinco quedas de muro, duas quedas de árvore e 23 alagamentos em imóveis particulares.

Os bairros mais atingidos foram o Aventureiro, Boehmerwadt, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuva, João Costa, Paranaguamirim, Petrópolis, Santo Antônio e Ulysses Guimarães.

Água também invadiu diversas casas em Joinville – Vídeo: Divulgação/ND

A prefeitura informou também que, até o momento, todas as pessoas desabrigadas se acomodaram nas casas de parentes ou conhecidos, não sendo necessária a montagem de abrigo emergencial.

Caso haja demanda, a administração municipal garantiu que está com o planejamento preparado para ativação.

Além disso, as equipes das Unidades Regionais de Obras estão atuando em regime de plantão com equipamentos para dar suporte aos atendimentos da Defesa Civil, incluindo retroescavadeiras e caminhões.

Remoção de ilhados no terminal

Na noite desse sábado (24), o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, com o suporte de grupos de jipeiros, fizeram a remoção de 70 pessoas que estavam ilhadas no Terminal Central.

Terminal ficou debaixo d’água e deixou 70 pessoas ilhadas – Vídeo: Divulgação/ND

Por questão de segurança, o Museu de Sambaqui e o Museu Fritz Alt permanecerão fechados neste domingo. Além disso, a Feira de Adoção de Animais, promovida pelo Centro de Bem-Estar Animal, foi cancelada.

Para a tarde de domingo (25), segue a situação de atenção, considerando a previsão de um volume de chuva entre 30 e 50 milímetros.

Reunião de emergência

Participaram da reunião representantes das secretarias de Proteção Civil e Segurança Pública, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente, Assistência Social, Educação, Cultura e Turismo, Educação e Comunicação, além da Companhia Águas de Joinville.

Reunião em gabinete de crise decidiu por decretar emergência – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.