Menos acidentes e percurso menor: o que mudou com 1 mês do Contorno Viário

Redução do número de acidentes e diminuição do tempo de percurso são os pontos positivos que marcam o primeiro mês de funcionamento do Contorno Viário, na Grande Florianópolis. Inaugurada no dia 9 de agosto deste ano, a obra, considerada a maior construção rodoviária do Brasil e da América Latina, tem cumprido seu objetivo: desafogar o trânsito no trecho principal da BR-101 que dá acesso à capital, Florianópolis.

Contorno Viário visto de cima

Inaugurado no dia 9 de agosto deste ano, o Contorno Viário, considerado a maior obra rodoviária do Brasil e da América Latina, tem cumprido seu objetivo – Foto: Divulgação/Arteris SA/ND

Após a liberação do Contorno Viário, os motoristas podem fazer a travessia que intersecciona as cidades de São José, Biguaçu e Palhoça em cerca de 40 minutos, poupando 50% do tempo de viagem em horários de pico.

Para quem tem o costume de fazer alguns desses trajetos com frequência a experiência tem sido positiva, como é o caso do  gerente de projetos Celso Prado Júnior. Em entrevista ao ND Notícias, da NDTV Record, ele falou sobre a redução do tempo gasto em suas viagens.

“Para mim, que saio da Palhoça e vou até Brusque duas às vezes três vezes por mês, está sendo o ideal, porque a gente pega o Contorno Viário, e um trecho que a gente levava 40, 45 minutos, a gente acaba levando 20 minutos agora bem tranquilamente, porque a gente já não tem mais trânsito e consegue rodar 100 km por hora sem problemas”.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela administração do trecho de 356 quilômetros da BR-101 onde a estrutura foi construída, até o dia 6 de setembro, mais de 126 mil veículos passaram pelo Contorno Viário no sentido Sul, e cerca de 113 mil no sentido Norte. Diariamente, 8.500 veículos, em média, transitam nos 50 quilômetros de rodovia.

Para o diretor de comunicação da  PRF (Polícia Rodoviária Federal), Adriano Fiamoncini, a tendência é que, conforme o Contorno Viário seja mais popularizado, mais conhecido dos caminhoneiros e também do público em geral, ele seja mais utilizado. “São menos veículos aqui para o trecho antigo, então a expectativa é que a situação vai melhorar ainda mais”, concluiu.

O Contorno Viário também tem recebido feedbacks positivos em relação ao número de acidentes registrados. Segundo a PRF, entre agosto e setembro de 2023 foram registrados 100 acidentes e três mortes, no trecho da BR-101, entre o km 177 em Biguaçu e o km 220 em Palhoça.

No mesmo período deste ano, após a liberação do Contorno Viário, foram registrados 83 acidentes e duas mortes no mesmo trecho, o que representa uma redução de cerca de 10%.  Já no contorno viário, até o momento, foram contabilizados sete acidentes sem nenhuma morte.

Antes e depois do Contorno Viário: imagens aéreas revelam impacto da obra na BR-101

Imagens aéreas mostram o antes e depois da BR-101, após a liberação do Contorno Viário, na Grande Florianópolis. No registro feito pela Fly Drone é possível perceber a diminuição do fluxo de veículos na região em horário de pico (assista abaixo).


Vídeo mostra antes e depois da BR-101, após liberação do Contorno Viário – Vídeo: Reprodução/Fly Drone/ND

Com 50 quilômetros de pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos e 21 passagens em desnível, o Contorno Viário da Grande Florianópolis foi projetado com a promessa de desafogar o trânsito no trecho principal da BR-101 que dá acesso à capital. A inauguração ocorreu no dia 9 de agosto e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Onde começa e onde termina o Contorno Viário?

Com aproximadamente 50 quilômetros de extensão, o Contorno Rodoviário de Florianópolis tem início no km 177+760 da BR-101 e termina no km 220+000. O km 0 fica na divisa entre Governador Celso Ramos e Biguaçu, no Rio Inferninho, de onde as pistas partem do km 175 da BR-101, avançando rumo ao interior.

Depois, o trajeto segue pela região de Forquilhas, em São José, prosseguindo a leste do Espigão da Pedra Branca, pela Vale do Rio Maruim, Rio Passa Vinte e Rio Aririú em Palhoça, retornando à diretriz da BR-101, nas proximidades da margem direita do Rio Aririú, a aproximadamente 1 km ao norte da atual praça de pedágio.

Com aproximadamente 50 quilômetros de extensão, o Contorno Rodoviário de Florianópolis tem início no km 177+760 da BR-101 – Foto: Germano Rorato/ND

O quinto acesso à rodovia é pelo Morro do Gato, antes de chegar ao entroncamento com a BR-282, que liga a capital ao interior de Santa Catarina. Por fim, no km 50, o Contorno chega ao final, retornando à BR-101 em seu km 222.

Contorno Viário da Grande Florianópolis em números

  • Trecho tem 44 radares, quatro túneis, seis trevos e sete pontes;
  • São 50 quilômetros de extensão;
  • Trajeto completo, desde a entrada em Palhoça até a outra extremidade em Biguaçu, pode ser percorrido em 34 minutos, com uma média de velocidade entre 80 km/h e 100 km/h;

Trecho inacabado do Contorno Viário causa transtornos em Palhoça

Apesar dos impactos positivos já mencionados, o Contorno Viário da Grande Florianópolis ainda conta com trechos inacabados, fato que tem gerado transtornos às pessoas que moram nas proximidades ou que precisam transitar por esses locais. No elevado da Guarda do Cubatão – estrutura que cruza a rodovia e dá acesso ao bairro de Palhoça por uma via marginal -, por exemplo, a passagem está liberada apenas para pedestres e ciclistas, enquanto os veículos devem usar uma rua paralela até a conclusão das obras.

Trecho inacabado do Contorno Viário causa transtornos em Palhoça – Foto: Reprodução/Balanço Geral/ND

Em nota, a Arteris informou que as equipes estão trabalhando para que a liberação ao tráfego de veículos na passagem superior da Guarda do Cubatão ocorra o quanto antes, a fim de viabilizar o acesso definitivo para os moradores da região.

*Com informações do ND Notícias, da NDTV Record

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