UVESC lança campanha para ‘não fazer de conta’ na representação feminina na política

“Não teremos um painel específico de mulheres em nosso encontro, nós teremos mulheres em todos os painéis, porque a Uvesc entende que a representação feminina tem que ser de fato e não de faz de conta. Por isso, hoje nós abraçamos e lançamos o movimento Eu Apoio Mais Mulheres na Política”, a frase da presidente da Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), Marcilei Vignatti (PSB), nesta quarta-feira, 13, durante o encontro estadual da instituição em Florianópolis, vai além do discurso.

O ato da Uvesc, durante a realização de seu encontro de capacitação, que reúne cerca de 400 vereadores e servidores, pode parecer pequeno, mas ele se diferencia por ser prático. Não é um ato publicitário, é uma iniciativa. A mulher não precisa discutir somente sua representatividade, ela precisa estar no palco de todas as pautas de interesse da sociedade.

A campanha da Uvesc soma-se a uma série de iniciativas que marcam o mês da Mulher em Santa Catarina e vem ao encontro da necessidade urgente de promover um debate mais profundo sobre políticas inclusivas. A política ainda é uma ambiente predominantemente masculino, no qual as decisões nem sempre passam pelas mulheres. Para se ter uma ideia, 12% das cidades do estado não têm representantes mulheres em suas Câmaras Municipais. De que forma esses municípios podem discutir políticas municipais voltadas às mulheres?

Santa Catarina tem o desafio de aumentar a participação das mulheres nos legislativos municipais, que hoje é de, 17,6% (525 vereadoras eleitas) ou corre o risco de protagonizar cenas lamentáveis, como a da Câmara Municipal de São Paulo, que virou notícia ao constituir uma comissão responsável por discutir e elaborar políticas públicas para as mulheres com sete integrantes homens e nenhuma mulher.


Foto: Durante a abertura do evento, os quatro ex-governadores presentes, Carlos Moisés, Eduardo Pinho Moreira, Raimundo Colombo e Paulo Afonso Vieira, colocaram o botton da campanha, que foi distribuído para todos os participantes.

O post UVESC lança campanha para ‘não fazer de conta’ na representação feminina na política apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.