Pré-mercado: IPCA de fevereiro no centro das atenções

Bom dia. Estamos na terça-feira, 12 de março.

Cenários

A grande expectativa para o dia são os índices de inflação ao consumidor no Brasil e nos Estados Unidos. Por aqui o IBGE deverá divulgar o IPCA de fevereiro. A mediana das expectativas dos investidores é de uma variação de 0,78%, bastante acima dos 0,41% de janeiro. No acumulado em 12 meses, porém, a projeção é de uma desaceleração para 4,44%, abaixo dos 4,51% nos 12 meses até janeiro e inferior ao teto da meta de inflação.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Nos Estados Unidos será divulgado o Consumer Price Index (CPI) também de fevereiro. A projeção é de uma inflação de 0,4%, levemente acima dos 0,3% de janeiro. Em 12 meses, a estimativa é de uma variação de 3,1%, semelhante ao percentual de 12 meses até janeiro. A projeção para o “núcleo” do CPI, que exclui os preços mais voláteis de alimentos e energia, é de 0,3% em fevereiro, abaixo dos 0,4% de janeiro. E a estimativa para o “núcleo” do CPI nos 12 meses até fevereiro é de 3,7%, abaixo dos 3,9% nos 12 meses até janeiro.

Perspectivas

Os dois índices de inflação que serão divulgados nesta terça-feira, o brasileiro e o americano, servirão para alinhar as expectativas do mercado com relação aos juros.

No Brasil há uma grande certeza de que a Selic seguirá na descendente, com um corte de 0,50 ponto percentual na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) agendada para os dias 19 e 20 de março e outra redução do mesmo percentual no encontro de maio. No entanto, há menos certeza com o que pode ocorrer nas reuniões seguintes, apesar de os prognósticos do mercado seguirem prevendo uma inflação dentro da meta.

Nos Estados Unidos, a questão é quando o Federal Reserve (FED), o banco central americano, vai começar a reduzir os juros. A maioria das estimativas prevê que esse processo comece em junho, mas Jerome Powell, presidente do FED, tem declarado repetidamente que qualquer decisão vai depender do comportamento da inflação.

  • Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Indicadores

  • Brasil

Relatório Focus

IPCA (Fev)
Esperado: 0,78%
Anterior: 0,41%

IPCA (12m)
Esperado: 4,44%
Anterior: 4,51%

  • Estados Unidos

CPI (Fev)
Esperado: 0,4%
Anterior: 0,3%

CPI (12m)
Esperado: 3,1%
Anterior: 3,1%

Núcleo do CPI (Fev)
Esperado: 0,3%
Anterior: 0,4%

Núcleo do CPI (12m)
Esperado: 3,7%
Anterior: 3,9%

O post Pré-mercado: IPCA de fevereiro no centro das atenções apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.