Ônibus em Blumenau: sindicato ameaça greve caso reinvindicações não forem aceitas

O transporte coletivo de Blumenau está paralisado nesta terça-feira (12) e o Sindetranscol  (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos de Blumenau) pede mais segurança aos trabalhadores.

Transportes públicos de Blumenau estão paralisados – Foto: Moisés Stuker/NDTV

“Nós queremos segurança nos terminais, temos nossos trabalhadores apanhando com frequência nos nossos terminais. O último caso foi sábado, no terminal do Água Verde, em que um trabalhador levou um soco no rosto”, explica o presidente do sindicado, Osnir Schmitt.

O sindicado ainda reforça que caso as reinvindicações não forem aceitas, uma greve pode acontecer em Blumenau, por tempo indeterminado. “Nós estamos abertas para qualquer conversa com a empresa e a SMTT (Secretária Municipal de Trânsito e Transportes). Se eles vierem com um papel timbrado dizendo que vão resolver o problema, a gente apresenta aos trabalhadores e voltamos a trabalhar”, completa.

Prefeitura exige que empresa retome imediatamente o transporte na cidade

Em nota publicada na tarde desta terça-feira (12), a prefeitura de Blumenau exige que a empresa reponsável pelo transporte coletivo retome imediatamente.

Confira a nota na integra

“Em uma ação imediata, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), notificou a Blumob para que retome imediatamente o transporte na cidade, sob pena de multa. A Blumob foi instruída a realizar todas as medidas administrativas e jurídicas necessárias para garantir o restabelecimento completo do transporte coletivo na região.

O atual cenário é marcado por uma paralisação ilegal, irregular e desrespeitosa, que deixou cidadãos de todas as idades desamparados, sem qualquer aviso prévio conforme previsto em lei, e sem a manutenção mínima dos serviços. Diante dessa situação, a Prefeitura reafirma a responsabilidade como poder concedente, porém ressalta que não há espaço para negociações com quem adota práticas prejudiciais à comunidade.

É importante destacar que o sistema de transporte coletivo estava operando de forma regular, com salários e benefícios em dia, sem nenhuma anormalidade que justificasse a paralisação. O que se observa é uma tentativa de desestabilização por trás de interesses políticos e sindicais, os quais não serão tolerados pela população de Blumenau.

A Prefeitura está em contato com a Polícia Militar para garantir a segurança nos terminais durante todo o processo de retomada do serviço. Blumenau não aceitará o desrespeito de um sindicato que prejudica não apenas a empresa concessionária, mas também os colaboradores dispostos a trabalhar e toda a comunidade que depende do transporte público.

Continuaremos acompanhando de perto o desenvolvimento da situação e forneceremos atualizações conforme necessário”

Vias liberadas com a paralização dos ônibus

Devido à greve, a SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) informou que os corredores de ônibus estão liberados para a circulação de veículos particulares durante o período da paralisação, que terá duração de 24 horas, inicialmente.

“Solicitamos aos motoristas que utilizem essas vias com responsabilidade, respeitando rigorosamente as normas de trânsito e priorizando a segurança de todos os usuários”, solicitou em nota.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.