Greve da indústria de soja da Argentina se aproxima da marca de uma semana

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

A greve de trabalhadores da indústria de oleaginosas na Argentina deve entrar em seu sétimo dia nesta segunda-feira (12). As negociações salariais com as empresas continuam paralisadas, afetando os embarques de um dos maiores exportadores de grãos do mundo.

“Continuaremos com a greve”, disse Martin Morales, secretário do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados de Sementes Oleaginosas do Departamento de San Lorenzo (SOEA), à Reuters no domingo (11). “Amanhã avaliaremos novamente (se continuaremos ou não).”

Leia também

Reuters
Forbes Agro

Greve na Argentina interrompe embarques das indústrias de soja

Tomas Cuesta Getty
Escolhas do editor

Javier Milei corta impostos de carnes e elimina os de lácteos

Vacalin_Divulg
Forbes Agro

Doce de leite: o voo da Vacalin para outros mercados, inclusive o Brasil

Dois sindicatos industriais deram início à greve na última terça-feira (6), com os trabalhadores exigindo que os salários ficassem acima da alta inflação. Morales disse que as empresas afetadas ainda não entraram em contato com os sindicatos para negociar.

A greve afetou principalmente os terminais localizados ao norte de Rosário, ao longo do rio Paraná. Do local, ocorrem mais de 80% dos embarques das exportações agrícolas e agroindustriais da Argentina.

Pelo menos três dúzias de navios ainda estavam atrasados no domingo perto de Rosário – um dos mais importantes centros de agroexportação do mundo.

Em junho, o governo argentino forçou a SOEA a suspender uma greve, convocando-a para conversas mandatórias de reconciliação. A medida forçou o sindicato e as empresas a voltarem à mesa de negociações.

A Argentina é um grande produtor de grãos e um dos principais exportadores de óleo e farelo de soja. A economia do país é altamente dependente dos recursos cambiais trazidos pelas exportações de grãos, ao mesmo tempo em que o governo de Javier Milei trabalha para reforçar as escassas reservas do banco central.

Escolhas do editor

Delfim Neto
Escolhas do editor

Morre aos 96 anos o economista e ex-ministro Antonio Delfim Netto

Elaine Thompson/Associated Press
Escolhas do editor

Bill Gates está de olho em indústria que pode movimentar até R$ 570 bilhões por ano


Escolhas do editor

Design, bateria e data de lançamento: tudo o que sabemos sobre o iPhone 16

O post Greve da indústria de soja da Argentina se aproxima da marca de uma semana apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.