Pré-mercado: reuniões do Copom e do Fomc têm expectativas definidas

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia. Estamos na terça-feira, 30 de julho.

Cenários

Nesta terça-feira (30) começam as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) e de seu congênere americano, o Federal Open Market Committe (Fomc). As expectativas já estão dadas. Por aqui, a projeção é de manutenção da Selic em 10,50% ao ano e a divulgação de um comunicado duro, mostrando a preocupação do Banco Central (BC) com o equilíbrio das contas públicas e a sustentabilidade do arcabouço fiscal.

Leia também

Forbes
Forbes Money

Ibovespa e dólar fecham em baixa, com Fed e Copom no radar


Sem categoria

Ibovespa e dólar abrem de lado antes de decisões de juros


Forbes Money

Ibovespa fecha em alta impulsionado por Vale

Nos Estados Unidos a projeção tambem de manutenção dos Fed Funds, a taxa referencial americana, no intervalo atual entre 5,25% e 5,50% ao ano. A diferença é que, por lá, a expectativa é de uma sinalização clara de que o corte dos juros vai começar em setembro.

Perspectivas

Os cenários para a inflação são muito diferentes nos dois países. Nos Estados Unidos os preços estão convergindo em direção à meta de 2% ao ano, apesar de esse processo estar sendo mais lento do que se imaginava há pouco mais de um ano, quando os juros americanos pararam de subir. Mesmo assim, o cenário geral para a inflação americana é considerado benigno pelos empresários e investidores, o que permite ao Federal Reserve (FED) reduzir as taxas.

O cenário é diferente no Brasil. Por aqui a inflação está subindo e surpreendendo negativamente. Nesta terça-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o IGP-M de julho, mostrando uma variação de 0,61%. Apesar de superior à alta de 0,81% registrada em junho, o resultado ficou bastante acima da expectativa de 0,47%.

O IGP-M é considerado um índice menos previsível do que o IPCA, usado para balizar a meta de inflação. No entanto, a importância do IGP-M é a participção dos preços no atacado, que podem indicar a tendência futura para a inflação ao consumidor. Assim um resultado acima do esperado no IGP-M pode indicar mais pressões inflacionárias à frente.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Indicadores

  • Brasil

IGP-M (Jul)
Observado: 0,61%
Esperado: 0,47%
Anterior: 0,81%

  • Estados Unidos

Confiança do consumidor (Jul)
Esperado: 99,7
Anterior: 100,4

Ofertas de empregos JOLTs (Jun)
Esperado: 8,02 milhões
Anterior: 8,14 milhões

  • Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O post Pré-mercado: reuniões do Copom e do Fomc têm expectativas definidas apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.