Too Good To Go e Whole Foods, da Amazon, se juntam contra o desperdício de alimentos

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TGTG_Divulgação

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Sacos Surpresa é o mote da parceria TGTG e Whole Foods contra o desperdício

A Too Good To Go (TGTG) e a Whole Foods Market, de propriedade da Amazon, anunciaram no início deste mês uma parceria que visa o que as empresas descreveram como um “esforço nacional para reduzir o desperdício de alimentos”. O anúncio, que ocorreu na semana passada, prevê que os estimados Sacos Surpresa da TGTG estejam disponíveis para clientes em mais de 450 lojas Whole Foods em todo os EUA. A colaboração é apontada como o estabelecimento de um “novo padrão” no avanço de mudanças significativas no setor varejista, bem como no alinhamento com a meta da Whole Foods de reduzir o desperdício de alimentos pela metade até 2030.

O TGTG é um aplicativo que combate ao desperdício de alimentos, conectando consumidores a estabelecimentos comerciais com excedentes de comida. Foi criado em 2015 na Dinamarca, expandindo suas operações para 17  países, incluindo os EUA e o Brasil. Chris MacAulay, gerente nacional do Too Good To Go, nos EUA, explica que a missão da empresa é combater o desperdício e a insegurança alimentar, consumindo alimentos perfeitamente bons que os restaurantes ou outros estabelecimentos não podem ou não vendem – produto que de outra forma seriam destinados ao lixo – reembalando-os nos chamados “sacos surpresa” que as pessoas podem comprar nas empresas participantes.

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O aplicativo, disponível para iOS e Android, tem um conceito semelhante aos serviços de entrega de comida sob demanda, como DoorDash ou UberEats. Mas, em vez de a comida não utilizada chegar até você, os clientes usam o aplicativo para ver quais restaurantes estão abertos e se inscrevem em uma das Sacos Surpresa mencionadas antes de retirá-la. O download e o uso do aplicativo são gratuitos, e as pessoas pagam por algo somente quando retiram o pedido.

A iniciativa “inovadora” da TGTG e Whole Foods oferece aos compradores duas opções: uma sacola surpresa de alimentos preparados contendo sopas e refeições prontas por US$ 10 (R$ 56,40 na cotação atual) ou uma sacola surpresa de padaria contendo pães, biscoitos, muffins e scones por US$ 7 (R$ 40). O primeiro está avaliado em US$ 30 (R$ 170), enquanto o último está avaliado em US$ 21 (R$ 118).

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Chris MacAulay, gerente nacional do Too Good To Go, nos EUA

Em uma entrevista nesta semana, à Forbes EUA, MacAulay disse que a TGTG vê uma “ampla gama” de pessoas comprando essas Sacos Surpresa. Em termos gerais, o executivo acredita que a maioria das pessoas que o fazem estão “muito” alinhadas e conscientes do impacto ambiental e humano do desperdício alimentar; eles compram Sacos Surpresa em parte por serem mais conscientes da sustentabilidade.

Da mesma forma, MacAulay observou que há um “grande segmento” da base de usuários do TGTG que gosta de Sacos Surpresa porque são um bom negócio. Os compradores, disse ele, não têm certeza do que estão recebendo, mas eles têm certeza, com “100% de confiança”, de que a proposta de valor é alta. O TGTG é tão popular nos EUA, medida que pode ser conferida no grande número de usuários que postam vídeos de unboxing de suas compras nas redes sociais para compartilhar o mistério e o suspense do que está dentro das sacolas recebidas.

Quando questionado sobre por que o TGTG escolheu se associar à Whole Foods, MacAulay disse que os donos dessa rede possuem uma “marca forte” e fazem muitas “coisas interessantes” em termos de responsabilidade corporativa.

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O trabalho da TGTG com a Whole Foods começou há cerca de um ano com um programa piloto, modestamente, operando em sete lojas no Texas. O que foi gestado há um ano culminou com o que MacAulay e TGTG acabaram de anunciar.

MacAulay mencionou, também, que a Whole Foods tem “foco no encolhimento”, por meio do qual a empresa objetiva “reduzir o desperdício em toda a área ocupada pela loja”. Além disso, a Whole Foods administra um programa chamado Enjoy Today, no qual oferece aos clientes economias em itens selecionados.

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Aplicativo TGTG para rastrear os excedentes de comida

“Nossas conversas sobre a incorporação do mercado Too Good To Go ajudou a completar as diferentes maneiras pelas quais eles reduzem seus resíduos e melhoram sua sustentabilidade”, disse MacAulay.

Equipe contra o desperdício de alimentos

Segundo o executivo, a equipe da Whole Foods é “ótima para trabalhar”. Ele explicou, dizendo que a fase piloto foi fundamental para obter feedback dos funcionários e, no nível operacional, como incorporar o processo da Sacola Surpresa nos procedimentos normais da loja. Para que a parceria se consolidasse, o TGTG investiu tempo em treinamento e na conscientização geral sobre o que é o aplicativo, como funciona e por que faz o que faz.. É uma oportunidade “incrível” para as pessoas, disse MacAulay, porque a comida é obviamente uma força unificadora.

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Isso porque muitas vezes, o orçamento de parte da população compradora, quer seja por meio da cadeia agrícola, como na Whole Foods, ou de qualquer outro lugar, é um tema delicado. Por exemplo, pessoas com deficiência não ganham muito dinheiro, se é que ganham algum. Vivem, na maior parte das vezes, com os serviços sociais governamentais. Nos EUA, com a Segurança Social e os vales-refeição.

Da mesma forma, muitas pessoas em estado de vulnerabilidade nem sempre conseguem preparar a comida. Neste contexto, o fato das Sacos Surpresa contarem com refeições prontas pode valer o seu peso em ouro. Isso desmente a noção de que essa comida extra não era boa.

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Olhando para o futuro, MacAulay disse que o TGTG quer apenas uma coisa: um planeta com zero desperdício de alimentos. E que isso é uma boa forma de reduzir a insegurança alimentar e aumentar sensibilização sobre o tema. O plano é firmar mais parcerias como a da Whole Foods. A empresa está atualmente “trabalhando ativamente” para expandir a sua presença nos Estados Unidos.

“Crescemos bastante nos últimos anos e continuamos a crescer”, disse MacAulay. “Queremos adicionar mais mercearias: mercearias de grande escala, redes nacionais e restaurantes e empresas independentes. Tudo, desde uma pizzaria local ou padaria, até outras redes nacionais como Whole Foods”.

* Steven Aquino é colaborador da Forbes EUA. Escreve sobre tecnologia e acessibilidade. Também colabora com The Verge, TechCrunch e Macworld.

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