Turismo de inverno impulsiona nova profissão em SC

O setor de turismo na Serra catarinense está em expansão, especialmente em épocas de frio. Em 5 anos, o número de estabelecimentos ativos voltados para esse mercado quase dobrou na região, passando de 422 para 824, segundo dados divulgados pela Receita Federal e categorizados pela Fecomércio/SC por Atividades Características do Turismo (ACTs).  

Além disso, de junho do ano passado a janeiro deste ano, o volume de anúncios no Airbnb da região cresceu 40,7% em Urubici e 43,9% em Rancho Queimado, somando juntos 1.400 anúncios. Neste contexto e com a aproximação do início do inverno, surge oportunidade para uma profissão: o anfitrião profissional.  

A empresa Anfitriões de Aluguel possui seu negócio consolidado na região da capital e litorânea do estado e está em busca de expansão na Serra.

O objetivo é captar e qualificar pessoas interessadas em atuar no setor de turismo, atendendo imóveis para aluguel de curta duração, atuando como anfitriãs ou co-host.

A startup gerencia mais de 500 imóveis para hospedagem de temporada em Santa Catarina e conta com uma rede de mais de 20 coanfitriões

Não existe pré-requisito para quem tiver interesse em trabalhar como anfitrião, basta ter um bom relacionamento com pessoas e atenção a cuidados com o imóvel”, destaca o diretor executivo da Anfitriões de Aluguel, Marcos Schmidt.

Em entrevista exclusiva ao Economia SC, ele conta um pouco de como surgiu a ideia do negócio e quais os próximos passos.

Quando a empresa foi fundada?

A Anfitriões de Aluguel foi fundada em agosto de 2018, em Florianópolis, atuando de forma pioneira na gestão de short-stay em Santa Catarina. Desde então, a startup já passou por alguns programas de desenvolvimento e aceleração, como o Programa de Capacitação Startup SC, o BRDE Labs Growth em 2023 e o BRDE Labs Ventures em 2024,  o BRDE Labs SC. Em 2023, a Anfitriões de Aluguel também recebeu investimento de até R$ 1,48 milhão da Nexpon e, em 2024, levantaram R$ 80 mil via edital do Programa Acelera Startup SC, parceria entre a Fapesc e o Sebrae. 

Qual foi o insight para começar o negócio?

O negócio nasceu a partir de uma necessidade de mercado percebida por Marcos Schmidt, um dos sócios fundadores da Anfitriões de Aluguel e atual Diretor Executivo da empresa. Ele estudou e trabalhou com turismo e hotelaria no Canadá por cerca de 10 anos. Retornou para Florianópolis e atuou como corretor de imóveis. Em meados de 2017 para 2018 identificou que vários de seus clientes tinham interesse em rentabilizar suas propriedades via Airbnb, porém não tinham tempo, know-how ou disposição para atender os hóspedes. Desta demanda de mercado surgiu a ideia de fundar a Anfitriões de Aluguel. 

Como acontecem as capacitações? O que envolve?

A Anfitriões de Aluguel capacita seus Anfitriões afiliados, garantindo a padronizando dos serviços e o alinhamento geral para uma melhor experiência do hóspede e atendimento ao proprietário. Consequentemente, aumenta-se a rentabilidade dos imóveis e o anfitrião também ganha com isso. Com mais de 20 mil reservas, a Anfitriões de Aluguel mantém o acompanhamento constante das avaliações dos hóspedes, sempre buscando a melhoria contínua das acomodações e a excelência no atendimento prestado por nossos Anfitriões. O compromisso com a qualidade é sustentado por um treinamento constante da rede de Anfitriões. Além disso, a empresa realiza a pesquisa de NPS de forma constante para avaliar o serviço dos Anfitriões, avaliado atualmente com a nota 4,5 (em uma escala até 5). Nas plataformas digitais, os anúncios gerenciados pela Anfitriões de Aluguel contam com mais de 8 mil comentários, com uma média geral de 4,74 estrelas, sendo que mais de 4 mil desses comentários são avaliações de 5 estrelas. 

Como funciona o negócio na prática?

Atualmente, a Anfitriões de Aluguel conta com uma rede de 25 coanfitriões, presentes em 17 municípios de Santa Catarina. Além disso, é responsável pela gestão de mais de 500 propriedades, sobretudo no Litoral, de Norte a Sul do estado, mas também na Serra e no Vale do Itajaí. Na prática, a Anfitriões de Aluguel resolve a dor de quem tem um imóvel parado ou disponível para aluguel de curta temporada, tornando esse imóvel mais atrativo, aumentando a ocupação e a rentabilidade da propriedade, otimizando anúncios e orientando sobre boas práticas. Ao mesmo tempo, garante suporte ao proprietário e ao hóspede do imóvel, por meio de um Anfitrião local, que é responsável pelo check-in e checkout, manutenções e qualquer apoio necessário para que ambos tenham uma experiência memorável, com conforto, segurança e praticidade. Os hóspedes podem encontrar as propriedades disponíveis tanto em plataformas como Booking e Airbnb, como também no site próprio da Anfitriões de Aluguel. Já os proprietários, além de contarem com o suporte e atendimento de um time de CS da Anfitriões e consultorias de home staging, possuem também um aplicativo próprio, onde podem ter controle das reservas, acesso a recursos para gestão financeira, mensageria, entre outras funcionalidades relativas ao monitoramento e gestão do imóvel. 

O post Turismo de inverno impulsiona nova profissão em SC apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.