Suzana Nahirnei alcança feito inédito e é a 1ª blumenauense a disputar os Jogos Paralímpicos

A paratleta Suzana Nahirnei, de 29 anos, fez história ao se tornar a primeira blumenauense a disputar os Jogos Paralímpicos. A convocação para a competição, que será realizada em Paris, foi anunciada pela Comitê Paralímpico Brasileiro nesta quinta-feira (11).

 

Suzana Nahirnei com medalha em pódio durante competição

Suzana Nahirnei alcança feito inédito e é a 1ª blumenauense a disputar os Jogos Paralímpicos – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

Nahirnei garantiu a vaga devido à importantes resultados registrados nas competições deste ano. A paratleta despontou a terceira melhor marca do mundo no arremesso de peso da classe F46 e estabeleceu um novo recorde brasileiro ao alcançar a marca de 11,77 metros.

Com o resultado nesta categoria, ela fica atrás apenas de Noelle Malkamaki, dos Estados Unidos, com 13,33 metros, e Holly Robinson, da Nova Zelândia, com 12,25 metros.

O esporte sempre fez parte da vida de Suzana que, quando criança, participava de diversas modalidades na escola. Sua primeira medalha foi conquistada em uma competição escolar, em 2008, no arremesso de peso.

Ela conheceu a modalidade paralímpica aos 17 anos, quando começou a praticar na Abludef (Associação Blumenauense de Deficientes Físicos) e logo depois foi para a Apesblu (Associação de Paradesporto de Blumenau).

Suzana começou na modalidade aos 17 anos - Arquivo pessoal/Reprodução ND

1
2

Suzana começou na modalidade aos 17 anos – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Paratleta de Blumenau alcançou feito inédito - Arquivo pessoal/Reprodução ND

2
2

Paratleta de Blumenau alcançou feito inédito – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Suzana Nahirnei participou do Mundial de Paratletismo em 2023

Em 2023, Suzana participou do Campeonato Mundial de Paratletismo, que também foi realizado em Paris. Ela alcançou a sexta posição no arremesso de peso.

Um dos eventos esportivos mais aguardados, os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 acontecem entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. O Brasil já conta com 271 participantes convocados, maior número de atletas da história na competição. Anteriormente, o recorde era de Tóquio, com 259 atletas, em 2020.

Suzana em foto com camisa da Apesblu

Suzana Nahirnei fez história ao conquistar vaga nos Jogos Paralímpicos – Foto: Reprodução ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.