Veolia amplia atuação no Brasil e adquire mais um aterro sanitário em Santa Catarina

veolia

Veolia adquire aterro sanitário em Içara, ampliando sua atuação em Santa Catarina e reforçando sua presença no Brasil – Foto: Veolia/Divulgação

A líder de soluções ambientais francesa, Veolia, segue ampliando sua atuação em gestão integrada de água, energia e resíduos no território brasileiro. Desta vez, o grupo anunciou a aquisição do aterro Içara, que pertencia à RAC Saneamento e está localizado em Santa Catarina. Com isso, a marca passa a ter sete aterros sanitários (Centros de Gerenciamento de Resíduos) administrados em todo o país.

“Nosso objetivo é trazer o know-how e expertise global da Veolia para contribuir com todo conhecimento local desenvolvido pela RAC ao longo dos anos. Nós, da Veolia, compartilhamos dos mesmos objetivos e valores que guiam a RAC, e essa sinergia converge rumo a potenciar um propósito comum”, explica Hanokh Yamagishi, diretor da Regional Sul da Veolia.

veolia

A aquisição fortalece a Veolia como líder em soluções ambientais, atendendo mais de 40% da população catarinense com gestão de resíduos – Foto: Veolia/Divulgação

A novidade em Santa Catarina reforça o momento de expansão de uma marca presente em 120 municípios brasileiros, com mais de três mil funcionários e seis Parques Tecnológicos Ambientais, antigamente conhecidos como CGRs.  Recentemente, o grupo havia confirmado que a Ambserv, empresa especializada no gerenciamento total de resíduos perigosos com unidades em Canoas (RS), Rio de Janeiro (RJ), Pariquera-açu (SP) e São José dos Pinhais (PR) e adquirida pelo grupo francês em 2022, passou a operar sob o nome Veolia.

“Esse movimento representa um passo significativo em nossa estratégia de expansão e de aceleração da Transformação Ecológica no Brasil, principalmente no Sul do país. Essa união nos fortalece como líder no nosso segmento em Santa Catarina”, reforça Francisco Dal Rio, diretor de operações da Veolia.

Expansão catarinense

No caso de Santa Catarina, a Veolia adquiriu, nos últimos anos, as empresas Proactiva, Momento, Recicle, CRS e Getal. No final de 2023, anunciou a unificação destas marcas. Ou seja, todas passaram a atuar com o nome de Veolia.

veolia

Com quatro Parques Tecnológicos Ambientais em Santa Catarina, Veolia implementa tecnologias avançadas para tratamento e valorização de resíduos – Foto: Veolia/Divulgação

Somente no estado, a empresa agora possui quatro Parques Tecnológicos Ambientais, onde implementa diversas tecnologias e soluções de tratamento e valorização dos resíduos: Biguaçu, Blumenau, Brusque e a nova em Içara – as demais estão localizadas no estado de São Paulo (nas cidades de Guarulhos, Araçariguama e Iperó).

Com a nova aquisição, em Santa Catarina, a Veolia passou a atender 41% da população e está presente em cidades da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí, do litoral Norte e Sul com os serviços de coleta, transporte, tratamento, valorização e destinação final ambientalmente adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e de recicláveis.

Sobre Veolia

O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com cerca de 220 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los.

Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.