Eleições 2024: quantos pré-candidatos buscam reeleição nas principais cidades de SC

A disputa eleitoral para prefeito já tem pré-candidatos oficializados por partidos nas cidades a partir de 70 mil habitantes em Santa Catarina. Por isso, o  ND Mais realizou um levantamento, compilado pelo Núcleo de Dados e Investigação, que mostra quantos desses pré-candidatos estão em busca da reeleição.

Eleições 2024: veja quem serão os candidatos à reeleição

Eleições 2024: ND Mais realizou um levantamento que mostra quantos pré-candidatos estão em busca da reeleição – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

Veja a lista:

Florianópolis

Em Florianópolis, Topázio Neto, de 62 anos, é o pré-candidato do PSD à reeleição. Formado em Administração pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Topázio foi vice-prefeito da capital em 2020, e assumiu a prefeitura após a renúncia de Gean Loureiro em 2022. Esta será sua primeira disputa como titular de uma chapa.

Em Florianópolis, Topázio Neto, de 62 anos, é o pré-candidato do PSD à reeleição – Foto: Divulgação/ND

Joinville

Em Joinville, Adriano Bornschein Silva, de 46 anos, é o pré-candidato do Novo à reeleição. O empresário venceu a disputa eleitoral em 2020, a primeira que concorreu na carreira, e deverá agora disputar o pleito de 2024 ao lado da atual vice-prefeita, Rejane Gambin.

Em Joinville, Adriano Bornschein Silva, de 46 anos, é o pré-candidato do Novo à reeleição – Foto: Divulgação/ND

São José

Em São José, Orvino Coelho de Ávila, de 69 anos, é o pré-candidato do PSD à reeleição. Formado em contabilidade e direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Orvino também foi vereador por dez legislaturas consecutivas, desde 1976, além de procurador concursado do município.

Em São José, Orvino Coelho de Ávila, de 69 anos, é o pré-candidato do PSD à reeleição – Foto: Divulgação/ND

Chapecó

Em Chapecó, João Rodrigues, de 57 anos, é o pré-candidato do PSD à reeleição. Natural de São Valentim, no Rio Grande do Sul, João já assumiu o legislativo chapecoense por outros dois mandatos, em 2004 e 2008.

Em Chapecó, João Rodrigues, de 57 anos, é o pré-candidato do PSD à reeleição – Foto: Leandro Schmidt/Divulgação/ND

Palhoça

Em Palhoça, Eduardo Freccia, de 40 anos, é o pré-candidato do PL à reeleição. Professor universitário e pós-graduado em gestão empresarial, Freccia foi secretário de Infraestrutura e Planejamento de Palhoça.

Em Palhoça, Eduardo Freccia, de 40 anos, é o pré-candidato do PL à reeleição – Foto: Divulgação/ND

Jaraguá do Sul

Em Jaraguá do Sul, José Jair Franzner, de 64 anos, é o pré-candidato do MDB à reeleição. O empresário foi eleito em 2020 como vice na chapa de Antídio Lunelli, nunca tendo ocupado outro cargo eletivo anteriormente.

Em Jaraguá do Sul, José Jair Franzner, de 64 anos, é o pré-candidato do MDB à reeleição – Foto: Acervo pessoal/Reprodução/ND

Brusque

Em Brusque, André Vechi, de 35 anos, é o pré-candidato do PL à reeleição. Eleito em 2023 em uma eleição suplementar, Vechi também foi vereador em 2020, atuando como presidente da Câmara.

Em Brusque, André Vechi, de 35 anos, é o pré-candidato do PL à reeleição – Foto: Duda Antunes/Divulgação ND

Navegantes

Em Navegantes, Libardoni Lauro Claudino Fronza, conhecido como Liba Fronza, de 53 anos, é o pré-candidato do PSD à reeleição. Natural de Pouso Redondo, e vivendo há mais de 40 anos em Navegantes, Liba é formado em Administração de Empresas e tem pós-graduado em Gestão.

Em Navegantes, Libardoni Lauro Claudino Fronza, conhecido como Liba Fronza, de 53 anos, é o pré-candidato do PSD à reeleição – Foto: Divulgação/ND

São Bento do Sul

Em São Bento do Sul, Antonio Joaquim Tomazini Filho, também conhecido como Doutor Tomazini, de 66 anos, é o pré-candidato do PL à reeleição. Tomazini é médico e já foi vereador pelo município.

Em São Bento do Sul, Antonio Joaquim Tomazini Filho, também conhecido como Doutor Tomazini, de 66 anos, é o pré-candidato do PL à reeleição – Foto: Reprodução/ND

Biguaçu

Em Biguaçu, Salmir da Silva, de 54 anos, é o pré-candidato do MDB à reeleição. Com formação em Engenharia Industrial Elétrica, Técnico Industrial e Gestão Pública, Salmir foi eleito vereador em 2016, tendo assumido a prefeitura em 2020.

Em Biguaçu, Salmir da Silva, de 54 anos, é o pré-candidato do MDB à reeleição – Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

Caçador

Em Caçador, Alencar Mendes, de 50 anos, é o pré-candidato do PL à reeleição. O cirurgião-dentista foi vereador do município de 2013 a 2016. No ano seguinte se elegeu vice-prefeito, e, em 2020, foi reeleito ao cargo, tendo assumido a prefeitura em abril de 2022.

Em Caçador, Alencar Mendes, de 50 anos, é o pré-candidato do PL à reeleição – Foto: Divulgação/ND

Araranguá 

Em Araranguá, César Cesa, de 71 anos, é o pré-candidato do MDB à reeleição. Natural de Timbé do Sul, César também é empresário no município.

Em Araranguá, César Cesa, de 71 anos, é o pré-candidato do MDB à reeleição – Foto: Ferreira e Maciel/Divulgação/ND

Eleições 2024

Os pré-candidatos são pretensos concorrentes na corrida eleitoral de 2024. Eles precisam te os nomes aprovados em convenções partidárias, que ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto. O registro na Justiça Eleitoral poderá ser realizado até 15 de agosto.

O pleito no primeiro turno está marcado para 6 de outubro, com votação a partir das 8h até às 17h, considerando o horário de Brasília.

Eleições 2024: o que faz um prefeito?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito tem a função de administrar a cidade por meio da arrecadação de taxas e impostos para custear as políticas públicas em diversas áreas de competência do município, como:

  • Limpeza
  • Iluminação pública
  • Sistema de transporte urbano
  • Serviços de saúde municipal
  • Educação infantil e ensino fundamental
  • Formação da guarda municipal

Cabe ao administrador municipal validar as leis aprovadas na Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores) e também vetar e elaborar propostas de lei, quando necessário.

Outras atribuições do prefeito:

  • Desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem-estar dos seus habitantes;
  • Organizar os serviços públicos de interesse local;
  • Proteger o patrimônio histórico-cultural do município;
  • Garantir o transporte público e a organização do trânsito;
  • Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios;
  • Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;
  • Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;
  • Buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa;
  • Apresentar projetos de lei à Câmara Municipal, além de sancioná-los ou vetá-los;
  • Dialogar com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local;
  • Zelar pelo meio ambiente, pela limpeza da cidade e pelo saneamento básico;
  • Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;
  • Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma, dentre outras atividades relacionadas ao cargo.

Vale ressaltar que, caso o prefeito cometa algum crime, ele é julgado pela Câmara dos Vereadores. Caso sejam comprovadas as infrações político-administrativas, a câmara poderá condená-lo sob pena de cassação do mandato. As infrações estão listadas no Art. 4º do Decreto-lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.