Onde e como denunciar focos de dengue no Litoral Norte de Santa Catarina

A situação da dengue em Santa Catarina segue séria. Diversos municípios, em estado de emergência, seguem registrando aumento de casos e óbitos. Por conta disso, as autoridades estão se mobilizando para eliminar focos do mosquito transmissor Aedes Aegypti, incluindo o Litoral Norte.

Foco do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue

Eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, é uma das principais formas de prevenção da doença. – Foto: Agência Brasil/Divulgação/ND

Para facilitar o combate aos criadouros do inseto, prefeituras de quatro das principais cidades da região criaram canais específicos para denunciar quaisquer focos encontrados pela população. Isso pode ser feito tanto pela internet quanto por telefone ou Whatsapp.

Na última sexta-feira (8), Balneário Camboriú divulgou o mais recente boletim epidemiológico da dengue no município. Além de atualizar o total de casos, também revelou que foram encontrados 304 focos do mosquito Aedes Aegypti. Por isso, a importância da fiscalização.

Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue

Mosquito é facilmente reconhecido por suas características únicas, como as listras nas pernas. – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Como denunciar focos de dengue no Litoral Norte de Santa Catarina

Balneário Camboriú:

Ouvidoria da prefeitura, entrando em contato pelo número de Whatsapp: (47) 9982-1979; ou abrindo protocolo na plataforma 1DOC, descrevendo o foco e endereço a ser denunciado.

Itajaí:

Aplicativo Conecta.í. Para denunciar, acesse o menu “dengue” na tela principal do aplicativo; depois, clique em “denúncia” e preencha o formulário. Será necessário descrever a situação, informar o endereço e anexar fotos.

Itapema:

Contato com o Programa de Controle da Dengue, promovido pela prefeitura. Pode ser feito através do próprio site da administração municipal, no banner Protocolo Web, ou pelo telefone (47) 3267-1530.

Navegantes:

Ouvidoria da prefeitura, entrando em contato através do email [email protected]; do telefone (47) 3342-9559 ou do site da administração municipal, na aba “ouvidoria”.

UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Litoral Norte de SC lotada

Pacientes das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Itajaí enviaram imagens das unidades lotadas – Foto: Reprodução/ND

Unidades de saúde na região estão lotadas, e vacinação segue em curso

A prevenção é uma das melhores formas de combate, já que muitas unidades de saúde, bem como centros de triagem, estão lotados, dificultando o tratamento. Na última semana, uma mulher de 36 anos morreu em Itajaí por complicações da doença.

A vacinação também é muito importante no cenário atual da dengue. Municípios do Litoral Norte não tem imunizantes pelo SUS por não atenderem critérios específicos do programa do Governo Federal, mas os oferecem em clínicas particulares. Veja onde encontrá-los aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.