O valor da pontualidade na construção civil

Por Rafael Brizot, diretor de operações da Max Mohr.

Dentro da construção civil, temos ciência de que a pontualidade é um dos indicadores de qualidade do serviço prestado, sendo o atributo mais valorizado pelas construtoras. Com todas as variáveis do ramo, o desafio é, por vezes, cumprir esses prazos estabelecidos.

Na Max Mohr, temos a satisfação de ter muitos clientes que destacam a pontualidade da entrega como um fator positivo da empresa. Para atingir esse resultado, fazemos pesquisas de satisfação bimestralmente, porque entendemos que a concretagem é um ponto crítico para a evolução da obra, e não ocorrer no tempo programado impacta em custo e atraso do cronograma.

A pontualidade na obra é fundamental justamente porque um atraso acaba afetando toda uma cadeia de etapas, o que impacta diretamente no resultado final.

Para garantir a entrega no prazo é preciso investir tempo em planejamento, com cronogramas realistas e alocação dos recursos necessários, além de identificar potenciais riscos de maneira antecipada e desenvolver planos de contingência para mitigá-los caso eles ocorram. Nesse processo, uma comunicação eficiente e transparente entre os clientes, fornecedores e funcionários é essencial para o sucesso da obra.

A escolha de quem vai fazer parte do projeto também não pode ser subestimada. É preciso selecionar fornecedores confiáveis e comprometidos com a pontualidade e implementar procedimentos rigorosos de controle de qualidade para evitar perda de tempo e produtividade.

Outro ponto importante é a adoção de tecnologias de gestão, planejamento, comunicação e ferramentas de monitoramento em tempo real. É necessário ainda estar preparado para ajustar o plano e os recursos conforme necessário para lidar com imprevistos ou mudanças, que fazem parte da realidade das obras.

Apesar dessas dificuldades, vejo que o principal desafio atualmente é captar, formar, engajar e manter um time de profissionais capazes de executar todos os atributos acima com disciplina e qualidade. Para isso, temos investido na capacitação das pessoas. Todos os colaboradores passam por treinamento com periodicidade mínima anual e proporcionamos auxílio à instrução aos colaboradores que almejam se atualizar nas atividades atuais ou serem promovidos para outras funções.

Fizemos ainda investimentos em recursos como o aumento de capacidade produtiva das centrais de concreto, a expansão da frota de caminhões e bombas, inclusive com ferramentas para bombeamento a 300 metros de altura e investimento em transformação digital com aquisição de sistemas para melhorar a gestão logística das entregas e comunicação com os clientes.

Com essas ações, é possível mitigar os atrasos consideravelmente e garantir uma entrega de maior qualidade, já que a pontualidade é crucial para o sucesso da obra.

O post O valor da pontualidade na construção civil apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.