
Cerca de 1 ano e meio depois, o Porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina voltou a ativa na movimentação de navios containers no fim da tarde deste domingo (7).
Quem marcou a reestreia foi um navio da Multilog, com 600 containers, mais de 1,9 mil veículos da marca BYD que somam o peso de 3.041,530 toneladas. As movimentações seguem normais nesta segunda-feira (8).

Porto de Itajaí volta com as movimentações de navio containers neste domingo (7) – Foto: George Henrique M Pereira
O carregamento chegou no porto operado pela SC Portos em parceria com a Seara, do grupo JBS. A operação de retirada dos containers começará nesta segunda-feira.
Era para ter atracado na área arrendada, berço 1 e 2, mas como a Receita Federal não alfandegou ainda, eles tiveram uma parceria com a outra operadora, que é SC Portos, na área pública, berço 3 e 4.
Reestreia do Porto de Itajaí
A “reestreia’ foi aguardada com ansiedade por todos que dependem do Porto de Itajaí para trabalhar, além da retomada econômica da cidade. A previsão de retomada veio pouco mais de um mês após o anúncio de que a JBS iria assumir a administração do Porto de Itajaí.
A assinatura da Seara Alimentos e a Mada Araújo Asset & Port Management do contrato que torna a empresa alimentícia sócia majoritária da arrendatária do Porto de Itajaí ocorreu em 24 de maio de 2024.
Veja momento em que navio chega a Porto de Itajaí – Vídeo: Luciano Sens
A informação da chegada da empresa alimentícia às operações já havia sido confirmada antecipadamente pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense.
Sem dar muitos detalhes sobre o contrato, o CEO da Mada Araújo, Marco Antonio Araújo, confirmou ao ND Mais a transferência de 70% das cotas da Mada Araújo para a Seara Alimentos e disse que continuará acompanhando as operações do Porto de Itajaí.
Veja movimentação no Porto de Itajaí após 1 ano e meio paralisado – Vídeo: George Henrique M Pereira