Violência no Vale do Itajaí: relembre os crimes que marcaram a semana

Esta semana foi marcada por diversos crimes violentos em cidades do Vale do Itajaí. A região catarinense registrou execução em frente à creche, feminicídios, assassinato de uma menina de 3 anos, entre outras ocorrências chocantes.

Execução em Indaial assustou comunidade na manhã de segunda-feira

Uma execução na frente de uma creche em Indaial, no Vale do Itajaí, mobilizou forças de segurança nesta segunda-feira (4). Um homem, identificado como Marcos Gama Barroso, de 45 anos, foi morto a tiros por volta das 7h30, na Rua Montevideo, no bairro Tapajós.

Conforme informações da Polícia Militar de Santa Catarina, o homem foi morto após ser alvejado por cerca de 16 disparos de arma de fogo. O crime aconteceu enquanto Marcos e sua esposa deixavam o filho na creche.

No momento do ocorrido, duas pessoas que passavam pelo local, mãe e filha, foram atingidas. A mãe, uma mulher de 48 anos, sofreu um tiro na perna e a criança, de 4 anos, foi atingida de raspão. Ambas foram encaminhadas ao Hospital Beatriz Ramos. A mulher precisou passar por uma cirurgia e está bem, as duas não correm risco de morte.

Execução, feminicídios e assassinato de criança compõe a lista de crimes violentos que marcaram esta semana no Vale do Itajaí

Homem foi assassinado a tiros dentro de carro na frente de creche em Indaial – Foto: Bombeiros Militares/Reprodução/ND

Homem morto era procurado pela polícia do Amazonas

Marcos, conhecido como “Marcola”, tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio e era membro de uma facção criminosa do Estado do Amazonas. Segundo a Polícia Civil, o homem também tinha passagens por tráfico de drogas.

Quatro suspeitos do crime foram presos horas após a execução, nas cidades de Registro e Itapecerica da Serra, ambas do Estado de São Paulo.

Os presos teriam relatado à equipe de São Paulo que o crime foi cometido por vingança, pois a vítima teria assassinado o irmão de um dos suspeitos. Contudo, segundo o delegado Filipe Martins, isso ainda é apenas uma especulação a ser investigada pela corporação.

Ainda conforme o delegado, há a suspeita de que o crime tenha sido cometido por uma recompensa de R$ 100 mil. Filipe ainda relatou que dois dos homens são de alta periculosidade.

Mulher é morta a facadas em Blumenau

Na semana do Dia da Mulher, a cidade de Blumenau registrou a morte violenta de Eveline Schmitz, de 37 anos. Ela morreu após ser esfaqueada no pescoço pelo marido, na frente dos filhos, de 2 e 4 anos de idade.

Execução, feminicídios e assassinato de criança compõe a lista de crimes violentos que marcaram esta semana no Vale do Itajaí

Mulher foi morta a facadas pelo companheiro em Blumenau – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

O caso de feminicídio aconteceu na rua Emílio Alcântara Vianna, no bairro Velha Grande, por volta das 22h10. Foram os vizinhos que ouviram gritos da vítima e dos filhos, vindos do interior do imóvel. O companheiro da mulher, um homem de 31 anos, teria aparecido na frente do imóvel com as mãos sujas de sangue, foi quando a Polícia Militar foi chamada.

A polícia conseguiu entrar na residência e encontrou Eveline caída no chão com ferimentos de faca na região do pescoço. De acordo com a Polícia Militar, ele relutou em se entregar e, inclusive, colocou um dos filhos no colo com o objetivo de evitar a ação policial. Com a chegada do reforço, o homem acabou se entregando.

O homem foi preso, encaminhamento ao Instituto Geral de Perícias para o exame de corpo de delito e, posteriormente, para a Central de Polícia Civil para os devidos procedimentos.

Mulher de 80 anos é morta com golpes de facão em Gaspar

Um grave acidente de trânsito revelou o ataque contra duas mulheres em Gaspar. O caso aconteceu no início da tarde de segunda-feira (4), após uma colisão entre carro e caminhão na Rodovia Ivo Silveira, em Gaspar, no Vale do Itajaí.

O condutor do carro, um homem de 71 anos, ficou gravemente ferido, sendo encaminhado ao Hospital Azambuja, em Brusque. Posteriormente, a Polícia Militar descobriu que ele agrediu a ex-sogra e a ex-companheira com golpes de facão, momentos antes de se envolver na colisão.

Os policiais se deslocaram até a casa das mulheres, onde as encontraram feridas. As equipes de socorro foram acionadas e as vítimas encaminhadas ao hospital. A ex-sogra, Osmarina Zuchi Theiss, de 80 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Execução, feminicídios e assassinato de criança compõe a lista de crimes violentos que marcaram esta semana no Vale do Itajaí

Vítima foi identificada como Osmarina Zuchi Theiss – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

O suspeito foi preso em flagrante e custodiado no hospital onde foi internado, em Brusque.

Menina de 3 anos é espancada até a morte por mãe e padrasto no Vale do Itajaí

A morte brutal da pequena  Isabelly de Freitas, de 3 anos, chocou Santa Catarina nesta semana. Vítima da mãe e padrasto, a menina foi espancada até a morte, sendo seu corpo encontrado na quarta-feira (6), nas proximidades da BR-470, em Indaial, no Vale do Itajaí.

A Polícia Militar foi acionada e informada que a criança havia desaparecido na noite de segunda-feira (4). Devido à pouca informação sobre o caso, os policiais iniciaram as buscas no local e redondezas, mas não a encontraram, sendo acionado o Corpo de Bombeiros para ajudar na procura por ela.

Um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento foi registrado e a Polícia Civil acionada para investigar o desaparecimento. Testemunhas relataram para a equipe da NDTV, que acompanhou o caso no local, que a família se mudou há apenas 10 dias para a casa onde viviam.

Mãe e padrasto confessaram durante depoimento à Polícia Civil que haviam matado a criança. Imagens de uma câmera de segurança registraram o casal puxando uma mala, onde o corpo da menina foi levado.

Execução, feminicídios e assassinato de criança compõe a lista de crimes violentos que marcaram esta semana no Vale do Itajaí

Menina desaparecida é encontrada morta em Indaial – Foto: Redes sociais/Reprodução ND

Conselho Tutelar investigava maus-tratos contra menina e seu irmão

Conforme o promotor de Justiça, Djônata Winter, o Conselho Tutelar havia recebido denúncias anônimas a respeito de eventual situação de maus-tratos, as quais eram mais focadas no irmão da vítima.

“Foram empreendidas diligências e informada à 1ª Promotoria de Indaial a respeito do caso, que inclusive instaurou um procedimento preliminar para tentar reunir informações a respeito até confirmar essa denúncia para que, se fosse o caso, solicitar uma medida de proteção”, explicou.

Segundo Winter, os órgãos da rede de proteção do município estavam atuando no caso, mas tiveram dificuldades pela forma como o casal agiu. Os dois não aderiram as recomendações de encaminhamento para o Creas (Centro de Referência de Assistência Social).

“O fato deles terem se mudado de casa há duas semanas, sem comunicar os órgãos, também gerou uma dificuldade de, novamente, localizar a família e ver a situação. Infelizmente, a situação acabou evoluindo para esse final trágico”, disse o promotor.

Na quarta-feira (6), com a descoberta do assassinato da menina, o MPSC pediu medidas protetivas ao irmão dela. O pedido foi deferido pela Justiça em regime de plantão ainda na noite de quarta-feira (6).

Mortes violentas também marcaram cidades do Alto Vale do Itajaí

As cidades de Ibirama e Presidente Getúlio também foram marcadas por uma semana violenta, com um adolescente e homem mortos.

Na terça-feira (5), o corpo de Danilo Regis Marcelino, de 41 anos, foi localizado com sinais de violência após uma briga com sua companheira, uma mulher de 45 anos, em Presidente Getúlio.

Homem encontrado morto após briga com companheira em Presidente Getúlio é identificado – Foto: Redes sociais/Reprodução ND

Por volta de 05h15 de terça-feira (5), a Polícia Militar foi acionada para averiguar um possível homem morto na região central da cidade. No local, foi localizado o corpo dele com sinais de violência.

A companheira da vítima, durante uma conversa com os policiais, alegou que os dois tiveram uma discussão e o homem a agrediu. Para se defender, ela desferiu chutes no companheiro. Conforme a polícia, ela também tinha hematomas pelo corpo.

Ela foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil de Rio do Sul. Segundo o delegado André Amarante, a companheira não foi presa em flagrante e responde em liberdade, a princípio, por lesão corporal seguida de morte.

Ainda conforme Amarante, ao que tudo indica, o quadro de saúde do homem era frágil em decorrência de alcoolemia e isso teria levado a um resultado potencializado das lesões.

Adolescente é morto a tiros em frente ao IFC em Ibirama

Um adolescente morreu após ser alvejado por disparos de arma de fogo efetuados pela Polícia Militar na noite de quinta-feira (7) em Ibirama. O caso aconteceu em frente ao IFC (Instituto Federal Catarinense), no bairro Bela Vista.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama informou que o adolescente veio a óbito ao dar entrada no hospital da cidade. A Polícia Militar afirmou que foi acionada para uma ocorrência de ameaça na qual o adolescente, em posse de uma faca, estaria ameaçando a própria mãe, que teve que fugir de casa.

Adolescente é morto a tiros em frente ao IFC de Ibirama – Foto: Redes sociais/Reprodução ND

A corporação disse ainda que o adolescente ameaçou colegas pelo celular e tentou entrar no IFC, momento em que a Polícia Militar teria dado ordem de parada. A polícia relatou que o adolescente não obedeceu e avançou “em direção aos policiais militares”, que revidaram com tiros.

Por meio de nota oficial, a Polícia Militar informou que “acionou o socorro, sendo conduzido o infrator ao pronto-socorro do município, onde veio a falecer”.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.