Rodovia e revitalização de ruas são entregues no Alto Vale durante visita do governador de SC

Durante agenda realizada na região do Alto Vale do Itajaí nesta quinta-feira (4), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, entregou a pavimentação asfáltica da Estrada Geral Rio Luiz, que liga os municípios de Salete e Witmarsum.

Trecho entre cidades do Alto Vale pavimentado

Rodovia e revitalização de ruas são entregues no Alto Vale durante visita do governador de SC – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Reprodução ND

Foram entregues ainda a revitalização de cinco ruas do Centro de Salete e a pavimentação parcial de outras três vias da cidade. De acordo com o Governo do Estado, ao todo, foram investidos mais de R$ 14 milhões nas ações.

A estrada Geral Rio Luiz possui 3 km e vai do morro do Santuário até a divisa com a cidade de Witmarsum. As melhorias beneficiam os motoristas de cargas pesadas e também de veículos de passeio que transitam pelos municípios de Salete, Rio do Campo e Santa Terezinha.

Confira as ruas revitalizadas em Salete

  • Boa Vista
  • Valdir Círico
  • Rafael Busarello
  • Espírito Santo
  • Rua do Santuário

O centro da cidade também recebeu algumas melhorias com o investimento do governo do Estado.

Foram entregues ainda a pavimentação asfáltica do trecho II da Rua Carlos Beleti, a pavimentação com lajotas da Rua José Antônio Ângelo e a nova pavimentação de parte da Rua Padre Eduardo.

Governador e representantes durante entrega de obras

Governador realizou entrega durante agenda no Alto Vale – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Reprodução ND

Governador acompanhou os trabalhos de dragagem no Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul

Durante a visita à Rio do Sul, onde anunciou a implantação do serviço de radioterapia no Hospital Regional Alto Vale, o governador Jorginho Mello aproveitou para acompanhar os trabalhos de dragagem no Rio Itajaí-Açu realizado na cidade.

Governador acompanhando obras de dragagem em Rio do Sul

Governador acompanhou dia de trabalho de dragagem do rio Itajaí-Açu – Foto: Roberto Zacarias/Secom/Reprodução ND

A assinatura  da ordem de serviço que prevê a obra de desassoreamento do rio Itajaí-Açu aconteceu em maio, mas só começou no mês de junho, devido ao atraso ocasionado pelas fortes chuvas que atingiram a região.

A ação consiste na remoção de galhos, areia, lama e outros objetos e entulhos que obstruem o fluxo do rio, sendo essencial para mitigar as enchentes.

Ao todo, são investidos R$ 16,2 milhões do Governo de Santa Catarina para desassorear o rio e limpar as margens. O serviço abrange um trecho de 8,2 quilômetros, divididos entre os rios Itajaí do Sul, Itajaí do Oeste e, após a junção deles, o próprio Rio Itajaí-Açu.

Maquinários retirando material de rio no Alto Vale

Material é recolhido para desassoreamento do rio – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Reprodução ND

“Essa era uma obra aguardada há anos pelas famílias que moram próximas da margem do rio e que sofrem com alagamentos por conta das fortes chuvas. A proposta é limpar o rio para dar mais vazão pra água e evitar grandes prejuízos para a população. Começamos por Rio do Sul e vamos levar esse mesmo projeto para outras regiões de Santa Catarina”, destacou o governador durante a visita.

De acordo com o governo catarinense, mais de 300 caminhões de material que atrapalha a vazão da água foram retirados do rio. A medida tem como objetivo prevenir enchentes como as registradas em outubro e novembro de 2023.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.