FURB dá importante passo para federalização: ‘grande avanço para a definição do processo’

O sonho antigo da federalização da FURB (Universidade Regional de Blumenau) está cada vez mais perto. Nesta quarta-feira (3), representantes da universidade blumenauense foram à Brasília e se reuniram com o MEC (Ministério da Educação).

FURB e MEC realizaram uma reunião em Brasília nesta quarta-feir (3) – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

Entre os representantes do MEC, estavam o ministro Camilo Santana, o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, a secretária nacional de Educação Básica, Kátia Schweickardt, a deputada federal Ana Paula Lima.

Segundo a FURB, a reunião teve como principal pauta a formação de um grupo de trabalho para análise e deliberação sobre os documentos entregues pela instituição de ensino em 2023 que tratam da federalização da universidade.

Visita do MEC à FURB em setembro de 2023 – Foto: Reprodução/ND

“Realizamos uma excelente reunião com o ministro Camilo Santana, que afirmou seu compromisso em dar continuidade à expansão de vagas públicas no ensino superior de Blumenau e região através da FURB e do campus da UFSC”, destacou Ana Paula Lima.

Próximo passo para federalização da FURB é a formação de um grupo de trabalho

Vale lembrar que o Ministério realizou uma visita técnica na Universidade e no campus da UFSC de Blumenau, em setembro de 2023.

Na ocasião, a intituição de Blumenau realizou a entrega de documentos solicitados pelo MEC para dar continuidade ao processo que analisa a viabilidade da federalização.

O próximo passo é a constituição de um grupo de trabalho que analisasse os documentos. O MEC acatou o pedido da universidade e o grupo de trabalho será formado nos próximos 15 dias, segundo a universidade.

Universidade Regional de Blumenau busca federalização – Foto: Gregory Martins/Reprodução/ND

“O compromisso com a formação do grupo de trabalho é, certamente, um grande avanço para a definição do processo”, afirma Marcia Sardá Espindola, reitora da Universidade.

O grupo de trabalho determinado pelo MEC terá como tarefas a análise de uma documentação composta por análise jurídica, análise patrimonial e análise de cenário da educação superior na região, protocolada pela universidade em 2023, além de estabelecer parceria com a Prefeitura de Blumenau e a UFSC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.