Ministro da Educação determina constituição de grupo de trabalho que analisará federalização da Furb

Na tarde desta quarta-feira, 3 de julho, no Ministério da Educação, em Brasília, foi realizada uma reunião entre o ministro Camilo Santana, o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, a secretária nacional de Educação Básica, Kátia Schweickardt, a deputada federal Ana Paula Lima, a reitora da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Marcia Sardá Espindola, e membros do movimento Furb Federal, Cláudia Fronza e Sérgio Bernardo. Solicitado pela deputada Ana Paula Lima (PT), o encontro teve como pauta a formação de um grupo de trabalho para análise e deliberação sobre os documentos entregues pela Furbem 2023 que tratam da federalização da universidade.

O MEC realizou visita técnica à Furb e ao campus da UFSC em Blumenau em setembro de 2023. Na data, a Furb realizou a entrega de documentos solicitados pelo Ministério para a continuidade do processo que analisa a viabilidade de federalização da universidade. O próximo passo necessário era a constituição de um grupo de trabalho que analisasse as documentações, reinvindicação da comitiva presente na reunião de hoje que foi acatada pelo ministro da Educação. O grupo de trabalho será formado nos próximos 15 dias.

“Realizamos uma excelente reunião com o ministro Camilo Santana, que afirmou seu compromisso em dar continuidade à expansão de vagas públicas no ensino superior de Blumenau e região através da FURB e do campus da UFSC”, destacou Ana Paula Lima.

A reitora da Furb avalia a reunião de forma positiva e se diz satisfeita com o encontro, uma vez que sua principal reinvindicação, a formação do grupo de trabalho, foi atendida pelo ministro Camilo Santana. “O compromisso com a formação do grupo de trabalho é, certamente, um grande avanço para a definição do processo”, afirma Marcia Sardá Espindola.

O grupo de trabalho determinado pelo MEC terá como tarefas a análise de uma documentação composta por análise jurídica, análise patrimonial e análise de cenário da educação superior na região, protocolada pela Furb em 2023, além de estabelecer parceria com a Prefeitura de Blumenau e a UFSC.

“A comissão se constitui enquanto um canal aberto de diálogo e construção desse processo”, avaliam os membros do movimento Furb Federal. Segundo Sérgio Maurici Bernardo, do movimento sindical, e Claudia Sombrio Fronza, do movimento Furb Federal, a avaliação da reunião e os encaminhamentos tomados é positiva, em especial considerando que as reivindicações iniciais foram atendidas.

Vale lembrar que na última audiência em Brasília, no dia 11 de abril, ficou acordada a mesma coisa com  o secretário Alexandre Brasil. Três meses depois, nova audiência e o mesmo encaminhamento.

A federalização da Furb é uma demanda histórica do Vale do Itajaí com o objetivo de ampliar as vagas públicas na região e oportunizar maior desenvolvimento às famílias catarinenses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.