Prefeituras da Grande Florianópolis se manifestam segurança após ataque em escola de Palhoça

Prefeituras de cidades da Grande Florianópolis se manifestaram depois que um adolescente ficou ferido durante um ataque em escola de Palhoça, na mesma região. O agressor, também aluno da Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa, foi apreendido pela Polícia Civil.

Ataque em escola de Palhoça deixa um adolescente ferido; autor, que também estuda na instituição, foi apreendido – Foto: Google Streetview/ Reprodução/ ND

Algumas prefeituras reforçaram a segurança após o atentado.

Guarda Municipal realiza ronda escolar em Florianópolis após ataque em escola de Palhoça

 

NOTA PREFA FLORIPA

A Coordenadoria Regional de Educação de Florianópolis lamenta o ocorrido e informa que o fato na EEB Irmã Teresa, em Palhoça, foi uma agressão pontual entre alunos. A escola, que possui vigilante 24h, acionou a polícia.

A Polícia Militar (PM) agiu rapidamente para controlar a situação e conter o agressor, estudante da unidade escolar, que foi encaminhado para a delegacia. Um estudante foi superficialmente ferido. Ele foi atendido no local e levado para o hospital pelo SAMU. Ele está bem e já com a família.

Cabe destacar ainda que a ação da PM começou bem antes do fato, com os treinamentos e protocolos contra a violência nas escolas. Além disso, todas as unidades escolares são atendidas pela ronda escolar.

A equipe multiprofissional do Núcleo de Prevenção às Violências Escolares (NEPRE) já foi acionada pela Coordenadoria e irá realizar o atendimento das famílias e dos envolvidos.

A Secretaria de Estado da Educação lamenta o fato e repudia qualquer tipo de violência ocorrida dentro e fora das escolas estaduais de Santa Catarina. Juntamente com o NEPRE, a SED dispõe de psicólogos e assistentes sociais que trabalham constantemente com a instrução pedagógica para criar um ambiente pacífico e de amparo socioemocional nas unidades escolares.

Prefeitura de Palhoça:

Em virtude do ocorrido na manhã desta terça-feira (02) na EBB Irmã Maria Tereza, que faz parte da rede estadual de educação, a Prefeitura de Palhoça lamenta de forma profunda o ocorrido e se solidariza com aqueles que tenham sido afetados pela situação. A Prefeitura reforça que vem aumentando de forma consistente a segurança nos ambientes de ensino do município por meio da instalação de gradeamento em janelas e portas, aumento dos muros externos, controle de acesso de entradas e saídas e da contratação de guardas patrimoniais.

O ocorrido deve oportunizar uma reflexão dos pais, educadores e de toda a sociedade no que diz respeito aos impactos psicológicos que as crianças e adolescentes estão sujeitos nos dias de hoje. A administração pública vem participando desse debate através de diversas iniciativas e conta com a colaboração de todos no enfrentamento dessa situação que é realidade em todo o país.

A Prefeitura de Palhoça ressalta ainda que é realizado o serviço de ronda escolar no município de Palhoça com atendimento das escolas/colégios municipais, estaduais e particulares. A Guarda Municipal de Palhoça está presente nos horários de entrada e saída dos alunos, para dar segurança quando há um grande fluxo de alunos, bem como, em rondas e paradas no entorno dos estabelecimentos de ensino em horários distintos.

São José: A Prefeitura de São José instalou botão de pânico em todas os Centros de Educação Municipal (CEMs), Centros de Educação Infantil (CEIs) e instituições filantrópicas parceiras. Além disso, duas unidades contam com Sistema de Vídeo Monitoramento com reconhecimento facial. A Central de Videomonitoramento também conta com câmeras no entorno das unidades escolares.

Biguaçu informa que estão realizando ações e que as autoridades trabalham de forma integrada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.