Homem percebe mancha na virilha e precisa amputar pênis meses depois

O que parecia apenas uma pequena dor se transformou em um pesadelo na vida de Shaun Evans, de 55 anos: ele percebeu uma mancha na virilha e, meses depois, teve que amputar o pênis.

Homem teve que amputar pênis após não procurar médico ao notar mancha na virilha

Shaun teve que amputar o pênis após descobrir câncer – Foto: Reprodução/Paul Tonge/ND

Morador do Reino Unido, Shaun relata que, além da mancha, ele sentiu um desconforto na região, que se agravou para um sangramento.

Contudo, ele só procurou ajuda médica meses depois do primeiro sintoma, em setembro de 2022, e foi diagnosticado com câncer de pênis.

“Gostaria de ter ido ao médico quando tive uma vaga sensação de desconforto e queria ter feito mais barulho”, disse o ex-policial ao The Sun.

Os primeiros sintomas, como dor, corrimento, caroço ou ferida, podem ser parecidos aos de uma infecção sexualmente transmissível, como herpes ou sífilis.

“Eu estava realmente começando a me preocupar, então fiz o que todo mundo faz e fui ao Google. Comecei a me preocupar de que fosse câncer devido às coisas que estava lendo”, completou.

Homem teve que amputar pênis após não procurar médico ao notar mancha na virilha

Shaun quer alertar outros homens sobre a doença – Foto: Reprodução/Paul Tonge/ND

Os médicos fizeram tudo que podiam para salvar o membro de Shaun, mas quanto mais o tempo passava, mais dor ele sentia.

“Minha cirurgiã disse que teria que remover meu pênis completamente e, embora eu estivesse sem fôlego, eu estava tão mal que não conseguia nem chorar”, diz Shaun.

Em dezembro de 2022, três meses após procurar um médico após perceber a mancha na virilha, o pênis de Shaun foi amputado.

Ele poderá passar por uma cirurgia de reconstrução, mas terá que esperar cinco anos até estar livre do câncer. De qualquer forma, nunca poderá ter filhos biológicos.

Homem teve que amputar pênis após não procurar médico ao notar mancha na virilha

Shaun teve que amputar o pênis após descobrir câncer – Foto: Reprodução/Paul Tonge/ND

Como prevenis mancha na virilha e câncer de pênis

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pênis é uma doença rara, com maior incidência em homens que têm 50 anos ou mais, embora possa atingir também os mais jovens.

A doença está associada à má higiene íntima, à infecção pelo HPV (pipolmavírus humano) e a homens que não se submeteram à circuncisão, a remoção do prepúcio.

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução do tumor e a posterior amputação total do pênis.

Sintomas do câncer de pênis:

  • Ferida ou úlcera persistente
  • Alterações na pele da região íntima, como manchas
  • Inchaço
  • Nódulos sob a pele na região da virilha
Adicionar aos favoritos o Link permanente.