Dia da Mulher terá programação com atendimento, acolhimento jurídico e marcha em Florianópolis

Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional de Luta das Mulheres, o Largo da Alfândega, no Centro da Capital, terá atividades a partir das 14h: espaços de conversa,  distribuição de materiais, atendimentos do Cedeca (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e acolhimento jurídico da Defensoria Pública do Estado e Ceav (Central de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Familiar).

Dia da Mulher terá programação em Florianópolis

Nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, o Largo da Alfândega, no centro da Capital, terá atividades a partir das 14h – Foto: Divulgação / ND

A partir das 18h terá a Marcha 8M, que em 2024 traz como a pauta central “TRANSformando luto em lutas: nós queremos vivas/vives em todos os lugares”. O evento é promovido pela Frente Feminista 8M SC, que reúne coletivos, movimentos e grupos artísticos que lutam pela equidade de gênero em diversas instâncias.

A cada ano, a Frente Feminista 8M elege um tema central para as discussões, em 2024, após várias reuniões e debates, a pauta decidida foi a questão trans, por considerar que essa população passa por opressões e violências similares às mulheres cis.

Espaços temáticos no Dia da Mulher

Outra pauta levantada pelo 8M SC tem o intuito de lembrar mulheres cis, lésbicas e trans que foram vítimas de feminicídio.

Carol Campêlo, vítima de lesbocídio no Maranhão; Nêga Pataxó, liderança indígena vítima de violência latifundiária; Julieta Hernández, a Palhaça Miss Jujuba, vítima de feminicídio; Drica D’arc, mulher trans que faleceu por afogamento na virada deste ano na Beira Mar Norte, em Florianópolis.

A concentração para a Marcha inicia às 17h, com a presença dos blocos Cores de Aidê, Africatarina, Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias, BloCU SapaTransViade e Unides dos Bloquinhos. – Foto: Divulgação / ND

Os nomes dessas mulheres, representativos dos diversos tipos de violência de gênero que ocorrem todos os dias, serão destaques das tendas e alas temáticas durante a programação.

Marcha

A concentração para a Marcha inicia às 17h, com a presença dos blocos Cores de Aidê, Africatarina, Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias, BloCU SapaTransViade e Unides dos Bloquinhos.

Às 18 horas sairá, do Largo da Alfândega, a histórica marcha do 8M pelas ruas do centro da Capital, envolvendo diversos coletivos e alas que vão representar as diversidades. Mais tarde, a partir das 20 horas, no Largo da Alfândega, acontecem apresentações musicais das Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias, além da Cia Abelha, Mana Moa MC, Jehnny Glow e Banda Apocalypse Cuier.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.