Epidemia de dengue: São Francisco do Sul inicia ações emergenciais para o combate à doença

O Gabinete de Crise da Prefeitura de São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, definiu ações para o enfrentamento da epidemia da dengue na cidade, que devem começar já nos próximos dias.

São Francisco do Sul registrou crescimento de 1.720% nos casos de dengue comparado ao último ano - Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Reprodução/ND

São Francisco do Sul registrou crescimento de 1.720% nos casos de dengue comparado ao último ano – Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Reprodução/ND

São Francisco do Sul teve um aumento significativo nas notificações dos casos de dengue, nos últimos meses, segundo levantamento da Secretaria de Saúde. Comparado ao mês de fevereiro de 2023, houve um crescimento de 1.720% no número de novos casos.

“Reunimos o gabinete de crise para envolver todas as agências que possam dar primeira resposta na comunidade e trabalhar no convencimento que a comunidade faça a adesão de todas as ações necessárias para impedir o crescimento dos casos”, comentou Geovan Baumgratz, coordenador da Defesa Civil municipal.

Sob a coordenação do Gabinete do Prefeito e da Defesa Civil, a reunião que definiu as ações envolveu representantes da Capitania dos Portos, Exército, Polícia Militar, Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, Secretaria da Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), Ambiental e Águas de São Francisco.

Onde procurar atendimento em São Francisco do Sul

A Secretaria da Saúde iniciou o atendimento em dois postos de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para os casos de sintomas leves.

Nas Unidades Sentinelas, localizadas no ESF do Acaraí e ESF do Sandra Regina, os pacientes passam pela triagem, consultas médicas, e recebem hidratação oral ou venosa, se necessário.

Dia D no Combate à Dengue

O Dia D de enfrentamento à dengue será realizado na próxima quarta-feira (13). As equipes farão vistorias completas para eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Na semana seguinte, entre os dias 18 e 23 de março, serão realizadas visitas domiciliares em todos os bairros da cidade, iniciando nos bairros com maior incidência de casos.

“O exemplo começa conosco, teremos uma semana de ações para deixar para a comunidade o ensinamento de como fazer o combate ao mosquito depois que finalizar essa semana”, ressaltou Geovan.

Atualmente, são 393 casos ativos com maior concentração nos bairros do Ubatuba (76), Sandra Regina (47), Rocio Grande (44), Centro (31) e Acaraí (26).

Canal direto para denúncias

A partir desta sexta-feira (8), a Vigilância Epidemiológica disponibilizará um atendimento exclusivo, por Whatsapp, para denúncias e e dúvidas relacionadas à dengue: (47) 3471-2298.

“Esse telefone vai continuar ativo após o Dia D e a Semana de Combate para que a Vigilância e a Prefeitura possam ter mapeadas as ações pontuais nas denúncias que nós formos recebendo”, completou Baumgratz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.