Dia Internacional das Mulheres: Santa Catarina teve 56 feminicídios em 2023

A sexta-feira (8) iniciou movimentada em Chapecó. O telefone das floriculturas da cidade não param de tocar, se formaram filas e os atendentes mal conseguem dar atenção para todos. Esse é o cenário do Dia Internacional das Mulheres na capital do Oeste de Santa Catarina.

Porém, não são todos os dias em que as mulheres recebem esse carinho e atenção. Conforme dados apresentados pela defensora pública de Chapecó, Michele Andressa Alves, em Santa Catarina, são registrados 8.1 crimes contra as mulheres por hora. “Somente em Chapecó, em 2023, foram contabilizados nove feminicídios”, revelou.

Dia Internacional das Mulheres

O Dia Internacional das Mulheres tem floriculturas cheias, mas como elas são tratadas nos demais dias? – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Dia Internacional das Mulheres e os dados de violência:

Conforme dados do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), foram solicitadas 28.167 medidas protetivas em 2023. Apenas em janeiro deste ano de 2024, foram 3.018 medidas protetivas requeridas em Santa Catarina.

A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina informou que em 2023, Santa Catarina registrou 56 feminicídios no Estado. Apenas em janeiro deste ano de 2024, foram registrados cinco feminicídios.

Feminicídio em Chapecó em 2024:

Um homem de 51 anos matou por estrangulamento a ex-esposa com um fio de eletricidade na manhã desta quinta-feira (22) em Chapecó. Após praticar o feminicídio, ele deixou o corpo no banco do motorista do carro dela e soltou o veículo em uma ladeira para simular um acidente de trânsito e despistar a polícia. Homem não aceitava o fim do relacionamento de 30 anos, contou em depoimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.