Produtor colhe mandioca gigante em SC; ‘não tinha fim’

O produtor Nei se surpreendeu ao colher uma mandioca gigante de cerca de três metros no começo deste ano na linha Beira Rio, interior de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.

A mandioca gigante foi colhida pelo produtor em Chapecó

A mandioca gigante foi colhida na linha Beiro Rio em Chapecó – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Mandioca gigante

Conforme o produtor, as mudas eram diferenciadas e a planta é de uma variedade conhecida como mandioca de metro. “Uma variedade que dá grande, ela é tradicionalmente plantada na região do nordeste”, conta.

Nei plantou cerca de 20 mudas e ficou surpreso ao ver que uma delas ficou ‘gigante’. “Estávamos eu e meu cunhado, fui limpando e não acabava mais a mandioca. Pensei: meu Deus, será que é verdade isso?”.


Mandioca gigante impressionou o produtor Nei no interior de Chapecó – Vídeo: Arquivo Pessoal/ND

As outras mudas renderam mandiocas de cerca de 60 a 70 centímetros. A raiz, com cerca de três metros, foi consumida pela família, segundo o produtor.

Produção da mandioca

Segundo dados da Embrapa ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), cerca de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 5,7% da produção mundial.

O Brasil se destaca como quinto maior produtor do mundo, atrás da Nigéria, República Democrática do Congo, Tailândia e Gana. Em geral, 40% das raízes é destinada à produção de farinha, 20% para produção de amido.

A Epagri destaca que a mandioca está presente em cerca de 38 mil propriedades rurais e ocupa mais de 12,5 mil hectares em Santa Catarina.

Segundo dados levantados pelo órgão junto aos produtores, a expectativa deste ano é colher cerca de 201 mil toneladas de mandioca para indústria e mesa no estado, 30% menos que na safra de 2023.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.