Inverno chegou! 4 destinos para aproveitar o frio em Santa Catarina

Santa Catarina não é conhecida apenas pelas praias paradisíacas que atraem milhares de visitantes no verão, mas também por abrigar cidades incríveis para aproveitar o frio, e até a neve.

E para quem deseja curtir as baixas temperaturas, o Estado ainda oferece destinos com diversas atrações turísticas, que valem tanto para relaxar como para viver aventuras.

Imagem de um dos destinos de inverno: Bom Jardim da Serra

Cânion das Laranjeiras em Bom Jardim da Serra é uma das opções de turismo na cidade – Foto: Benito Sbruzzi

Para os amantes do frio, da natureza, dos passeios a vinícolas e festivais de inverno, a Serra catarinense pode ser uma ótima opção de destino durante o inverno. A região costuma atingir temperaturas negativas e pode proporcionar ainda a experiência de ver a neve em solo brasileiro.

Com a chegada do inverno, o turismo na Serra atinge um pico, com turistas de todo Brasil em busca de experiências encantadoras e vistas deslumbrantes.

Destinos para aproveitar o frio na serra catarinense

O portal ND Mais realizou uma pesquisa para identificar quais são os melhores destinos para quem deseja aproveitar o inverno em Santa Catarina.

Nessas localidades, também é possível encontrar pousadas e restaurantes locais para todos os bolsos, permitindo que os visitantes aproveitem o inverno sem comprometer o orçamento.

A entrada em algumas atrações turísticas mencionadas são pagas, mas vale destacar que o custo se mostra menor quando comparado a outras regiões de Serra no Brasil.

Bom Jardim da Serra

Cânion do Funil em Bom Jardim da Serra

Cânion do Funil em Bom Jardim da Serra – Foto: Miguel Carvalho

Bom Jardim da Serra é a primeira cidade a ser encontrada após subir a famosa e imponente Serra do Rio do Rastro — que também é uma das principais atrações turísticas do frio em Santa Catarina.

O município, com menos de cinco mil habitantes, é conhecido como “Capital das Águas”, com mais de 35 cachoeiras e 14 nascentes de rios. Mas estes não são os únicos atrativos.

Os principais cânions da cidade, Cânion do Funil, Cânion da Ronda e o Cânion das Laranjeiras são algumas opções turísticas, que oferecem ainda mais atrações, como trilhas, caminhadas, cavalgadas e mirantes para capturar fotos incríveis.

São Joaquim

foto da Igreja Matriz de São Joaquim

São Joaquim está localizada na serra catarinense e possui inúmeros pontos turísticos – Foto: Marcelo Feble

A cidade é um destino atrativo para quem ama o frio, e ficou popularmente conhecida como “Terra da Neve“. Além disso, São Joaquim é o município com maior número de vinhedos e abriga vinícolas premiadas.

As principais atrações turísticas de São Joaquim incluem o Mirante dos Pinheiros, a Igreja Matriz e a Praça João Ribeiro.

Vale destacar que, saindo de Florianópolis, durante o percurso até São Joaquim, é possível conhecer as cidades de Rancho Queimado, Bom Retiro e Urubici.

Urubici

campo coberto por neve

Urubici já registrou neve na cidade – Foto: Getty Images/ND

Urubici está localizada a mil metros acima do nível do mar e conta com atrações turísticas o ano inteiro. Cascatas, cânions, morros e cavernas proporcionam aos visitantes contemplar a natureza de forma única.

Entre os principais pontos turísticos está o Morro da Igreja, Morro do Campestre, Pedra Furada e Cascata do Avencal. É a cidade ideal para quem curte aventuras como tirolesa e rapel.

Urupema

Foto da cascata que congela, coberta por gelo

A Cascata que congela é ponto de parada para os turistas que visitam Urupema – Foto: Turismo Urupema/Divulgação/ND

Urupema é a quarta cidade mais gelada de Santa Catarina. Com uma área de 1.019 km² e pouco mais de 11 mil habitantes é conhecida por seus pontos turísticos.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, Urupema é a cidade mais fria do país, chegando a registrar, por exemplo, temperaturas de até -9,4°C, em julho de 2019.

Dentre as atrações turísticas mais populares, estão a Cachoeira que Congela, o Mirante do Morro das Antenas e a Igreja Matriz Santa Ana de Urupema.

Dicas para quem ainda deseja economizar nas viagens para Serra

  • Opte por plataformas de aluguéis de casas e apartamentos, em alguns períodos hotéis podem ter tarifas mais elevadas;
  • Escolha acomodações que possuam cozinha para preparar o próprio alimento em algumas refeições;
  • Visite as vinícolas que oferecem degustações gratuitas;
  • Explore as atrações naturais que não exijam pagamento.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.