EP 40 – Os avanços do cooperativismo em SC

O podcast Agro, Saúde e Cooperação entrevistou o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva. Ele falou sobre os avanços do cooperativismo de crédito em Santa Catarina e no Brasil, a relação entre o sistema cooperativo e as populações rural e urbana. Destacou ainda a importância do segmento para o desenvolvimento sócio-econômico e os investimentos em linhas de crédito para as famílias de agricultores afetadas pelas mudanças climáticas.

Rui Schneider da Silva é natural de Tubarão. Formado em economia e em direito, está a frente do Sicoob Central SC/RS desde 1.999 e cumpre até 2026 o 7º mandato como presidente da instituição. Antes de assumir a presidência da instituição, foi bancário, agropecuarista e líder cooperativista em Concórdia no meio oeste catarinense.

Rui Schneider da Silva está no 7º mandato como presidente da instituição – Foto: Divulgação/ND

Além de presidente do Sicoob Central SC/RS, é conselheiro da Ocesc (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina), do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e do Centro Cooperativo Sicoob.O Sicoob SC/RS está presente nos três estados do Sul, com 666 agências, 8.517 funcionários e 38 cooperativas, que atendem 1,4 milhão de associados. Em Santa Catarina possui agências em 287 dos 295 municípios do estado. Tem mais de 4 mil e 600 agências no Brasil, com 7,7 milhões de cooperados e 48,8 mil funcionários.

O episódio também está disponível no canal do Agro, Saúde e Cooperação no Spotify.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.