‘Flor mais fedorenta do mundo’ floresce no Jardim Real e movimenta milhares de pessoas

Em evento raro, milhares de pessoas foram ao Jardim Botânico Real de Kew, em Londres. Na última terça-feira (18), a ‘flor-cadáver’ (Amorphophallus titanum), conhecida pelo seu odor forte, desabrochou.

‘Flor-cadáver’ pode levar até 12 anos para florescer pela primeira vez – Foto: Sebastian Kettley/Kew Gardens/PA/ND

A planta, com inflorescência (estrutura floral) de até três metros, liberou no jardim real seu odor característico de carne em decomposição.

A ‘flor-cadáver’ é uma das atrações mais esperadas nos jardins botânicos ao redor do mundo. Originária das florestas tropicais de Sumatra, na Indonésia, a planta é conhecida por sua flor que floresce por apenas de 24 a 48 horas, tornando cada floração um evento raro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Kew Gardens (@kewgardens)

‘Flor-cadáver’ é imprevisível

Segundo o portal The Guardian, a floração da ‘flor-cadáver’ é tão rara e imprevisível que, em 1926, uma florada no próprio Kew Gardens exigiu a presença da polícia para controlar a multidão que se formou para testemunhar o evento.

Após 24 a 48 horas, a flor-Cadáver fecha e colapsa

A ‘flor-Cadáver’ fecha e colapsa após 24h, no máximo 48h – Foto: RBG Kew/ND

‘Flor-cadáver’ libera seu cheiro por uma noite

O florescimento recente ocorreu na Conservatória da Princesa de Gales, e a planta liberou seu cheiro por uma única noite, atraindo tanto os visitantes quanto polinizadores, besouros da carniça e moscas-varejeiras.

Segundo especialistas do Jardim Botânico, planta fede igual “cocô” para atrair suas presas – Foto: RBG Kew/ND

Segundo o The Guardian, o odor da planta é o resultado de compostos químicos como dimetil dissulfeto e dimetil trissulfeto, volatilizados pelo calor gerado pela espádice da planta, um processo conhecido como termogênese.

Muitas pessoas que perderam o evento agora aguardam na esperança de que outra ‘flor-cadáver’ em Kew Gardens floresça em breve.

Confira o time lapse da ‘flor-cadáver’ desabrochando:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.