O graffiti é delas”: Festival Agenda Urbana e o protagonismo das mulheres a arte!

Pega essa e já se programa para um domingão especial com arte, música e aprendizado. Artistas grafiteiras de todo o país estarão na cidade para o “Festival de Graffiti Agenda Urbana: Graffiti Delas”, que acontecerá no Bairro Carianos durante todo o dia, com uma baita programação e tudo gratuito.

Todas as informações estão no perfil do festival no Instagram.

Intervenção que dialoga com a paisagem: obra da artista e grafiteira Cat, uma das convidadas do o “Festival de Graffiti Agenda Urbana: Graffiti Delas” – Foto: instagram

Pelos meus cálculos aqui, pelo menos 15 artistas muito atuantes no cenário da arte urbana em SC e no Brasil foram convidadas. Algumas com recente atuação em Floripa durante o Street Art Tour.

O evento tem produção 100% feminina e foi pensado para o protagonismo da mulher, saúde menstrual e mental de artistas urbanas.

São oficinas diversas, rodas de conversa, espaço kids, apresentações de Djs, shows, dança e intervenções de graffiti. Tudo muito especial, mas eu fiquei curioso é pelas batalhas das “tags”. “Tags” seriam como o alfabeto do graffiti, é a forma como as artistas se expressam na forma escrita, assinam suas obras e intervenções.

Obra de Tonon, outra artista também com forte ligação com o grafite e a causa feminina – Foto: instagram tonon

Para os leigos as tags podem representar apenas “rabiscos”, uma grafia “ilegível”, mas dentro do ambiente do graffiti e da cultura hip hop, elas expressam e dizem muito. Diálogos se estabelecem a partir das obras e suas linguagens gráficas – e muitas vezes são marginalizadas como o “pixo”.

Festival marca a Semana 8M dedicada à luta das mulheres

O evento marca também o encerramento da Semana 8M, dedicada às mulheres.

Sim é um evento pensado e feito por mulheres e para elas, mas isso não quer dizer que os homens não possam prestigiar. Sejam eles, famílias e crianças estão convidados a visitar o festival e conhecer a potência da arte feminina e fortalecer ainda mais a “causa das minas”.

Tome nota do endereço: Rua Vereador Osvaldo Bittencourt, 314 – Carianos. Referência: Atrás da creche Neim Idalina Ochôa e Centro de Saúde Carianos.

Outra artista também presente no festival, Tina Soul e a sua missão que leva no peito: “Street Writers” (“Escritoras das Ruas”)! – Foto: instagram Tina Soul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.