Aeroporto de Forquilhinha recebe investimento para aprimorar voos noturnos

O Aeroporto de Forquilhinha Diomício Freitas está prestes a receber melhorias em sua infraestrutura. O governo de Santa Catarina autorizou um investimento de R$ 896 mil para a modernização do balizamento noturno, visando aprimorar as operações tanto diurnas quanto noturnas.

o Aeroporto de Forquilhinha processa cerca de 200 movimentos mensais – Foto: Fabiane Kellermann Brehm/Facebook/ND

As obras, que devem ser concluídas em um prazo de 30 a 45 dias, fazem parte de um esforço contínuo para melhorar as condições de todos os aeroportos do Estado.

Revitalização no Aeroporto de Forquilhinha

A revitalização do balizamento noturno é uma etapa crucial, uma vez que integra o conjunto de equipamentos e sistemas de auxílio à navegação do aeroporto.

Com essa melhoria, espera-se ampliar o atendimento a aeronaves executivas, bem como a unidades de saúde e segurança, incluindo o Corpo de Bombeiros, SAMU e a Polícia Civil.

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, enfatizou a importância dessa obra para garantir a plena capacidade operacional do aeroporto.

“Seguimos a determinação do governador Jorginho Mello de melhorar as condições de todos os aeroportos do Estado”, destacou.

Outros investimentos no aeroporto

Além desse investimento, o governo já destinou R$ 17 milhões para diversas melhorias na infraestrutura do Aeroporto de Forquilhinha. Isso inclui a recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares, pátio de estacionamento de aeronaves e readequação da faixa de pista, cerca patrimonial e implantação de via de inspeção.

Forquilhinha é um dos três aeroportos administrados pelo governo catarinense, que possui a outorga federal para a gestão. Há previsões de que seja subdelegado para a administração municipal, seguindo o modelo já adotado em outros 13 aeroportos no estado.

Com uma pista de pouso e decolagem asfaltada de 1.568 metros de comprimento por 30 metros de largura, o Aeroporto de Forquilhinha processa cerca de 200 movimentos mensais, incluindo voos executivos, transporte aeromédico e operações de segurança pública.

 Confira a reportagem:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.