‘1 bilhão de Volts’: Raio poderoso atinge avião em plena decolagem no Canadá

Um vídeo impressionante está “tirando” o fôlego de internautas mundo afora. No registro publicado no X (antigo Twitter), é possível ver o momento exato em que um raio poderoso atinge o avião comercial durante a decolagem.

Na imagem aparece um avião voando e sendo atingido por um raio

Avião foi atingido pelo raio em plena decolagem, no aeroporto de Vancouver, no Canadá – Foto: Mojo IA/Divulgação/ND

No vídeo, o avião Boeing 777 inicia o voo calmamente entre muitas nuvens. Segundos depois, um raio corta os céus e atinge a aeronave em cheio.

Raio pode chegar a 1 bilhão de Volts

Conforme a Sociedade Brasileira de Física, a voltagem (tensão elétrica) de um raio pode atingir entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente (amperagem) está na casa de 30 mil Ampères.

Ainda, conforme o órgão, esses valores equivalem a mesma tensão e corrente utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas.

Em alguns raios, a corrente pode chegar a 300 mil Ampères, reforça a Sociedade Brasileira de Física.

Na imagem aparecem lâmpadas na qual um raio é capaz de alimentar 30 mil delas.

A tensão que existe em um raio é a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

O incidente chocante aconteceu no aeroporto de Vancouver, distante cerca de 5 mil quilômetros da Capital Ottawa. O voo seguia em direção a Londres, capital da Inglaterra.

Na foto aparece um raio acertando um avião durante a decolagem.

O raio atingiu a aeronave no aeroporto de Vancouver, distante cerca de 5 mil quilômetros da Capital Ottawa – Foto: Montagem/Redes Sociais/Divulgação/ND

O registro foi publicado no Breaking Aviation News & Videos e deixou os internautas perplexos. Por sorte o avião chegou em segurança no local do destino.

“Fico feliz em saber que o Boeing 777 da Air Canada pousou com segurança em Londres”, disse um internauta.

Confira alguns momentos de avião enfrentando condições climáticas extremas

Por que os raios não derrubam aviões?

Conforme o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), aviões comerciais são atingidos por relâmpagos com frequência. Geralmente ocorre durante a decolagem ou aterrissagem, quando as aeronaves estão em alturas abaixo de 5 km do solo.

Na imagem aparece um avião antes de ser atingido por um raio.

Raios atingem avião durante a decolagem ou aterrissagem, quando as aeronaves estão em alturas abaixo de 5 km do solo – Foto: Unsplash/Reprodução/ND

O evento é chamado de “Lightning Strike” e, por incrível que pareça, o relâmpago não tem capacidade de atingir ou ferir quem está no interior da aeronave. Isso porque o avião possui blindagem eletrostática.

Ao receber a carga, os condutores da aeronave levam os elétrons para as pontas da asa, radome (nariz do avião) ou para a cauda. Com isso,  os passageiros não são atingidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.